Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO

Hemopa conclui capacitação de servidores para melhorar atendimento de hemofilía

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/12/2015 16h11

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu durante o segundo semestre deste ano um ciclo de palestras que abordou temas relacionados à Hemofilia (um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue). A ação faz parte do Programa de Educação Continuada do Hemocentro e busca capacitar os profissionais da área para um melhor atendimento à pessoa com hemofilia, através da atualização de conhecimento e da socialização dos novos protocolos do Ministério da Saúde (MS).

O projeto é realizado pela Gerência de Enfermagem (Geren), em parceria com a empresa Baxter. A enfermeira do atendimento à Hemofilia da Coamb e uma das responsáveis pela iniciativa, Marilda Souza, considerou a ação bem-sucedida e informa que o próximo objetivo é realizar uma oficina para a equipe de profissionais do Hemopa, juntamente com os pacientes e particularizar os temas de acordo com suas necessidades. Isto porque o MS lança, frequentemente, protocolos de ampliação e implementação de programas de atenção as coagulopatias (distúrbios da coagulação sanguínea) e essas informações precisam ser repassadas aos profissionais. Além disso, “essa troca de conhecimentos através de projetos como este é muito importante”, esclareceu.

Ao longo dos meses o consultor educacional da Baxter, André Luis Siqueira, ministrou palestras sobre: Conceitos básicos em Hemofilia e profilaxias; Importância da equipe multidisciplinar em hemofilia; Imunotolerância e Urgências em hemofilia, além de esclarecer as dúvidas e trocar conhecimentos com os participantes sobre a realidade e experiências de outras regiões com os tratamentos. Ele ainda destaca que a informação é fundamental para maior adesão ao tratamento e, com isso, maior chance de êxito.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Brasil ocupa a terceira posição mundial em relação ao número de pacientes com hemofilia. Estima-se que mais de doze mil brasileiros convivam com a doença. No Pará, mais de 500 pessoas estão cadastradas e fazem acompanhamento no Hemopa, seja ele profilático ou de urgência. Dezessete pacientes fazem a profilaxia primária e cerca de 100 pacientes, a profilaxia secundária. Eles recebem tratamento especializado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisiatras, fisioterapeuta, psicólogos, dentistas, assistente sociais, pedagogos e técnicos de enfermagem.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, nº 2.109, Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.