Ideflor-Bio começa 'Junho Verde' em Soure, na Ilha do Marajó, com ações sustentáveis
Atividades em Soure seguem até sexta-feira (7) com diversificadas iniciativas
As ruas de Soure, no Arquipélago do Marajó, são palco de uma animada programação, desde o domingo (2). De início, houve uma caminhada ecológica abrindo o "Junho Verde", promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). A concentração dos participantes aconteceu em frente ao Escritório Regional do Marajó Oriental até o Mercado Municipal, onde aconteceu a Feira de Economia Criativa.
A iniciativa atraiu centenas de participantes, que puderam conhecer e adquirir produtos sustentáveis, além de receber mudas produzidas nos viveiros agroflorestais do Ideflor-Bio. Essa iniciativa buscou incentivar a prática do plantio e a valorização da flora local, promovendo um ciclo de sustentabilidade na região.
Na segunda-feira (3), as atenções se voltaram para a educação ambiental das crianças do município. Em parceria com a Secretaria de Educação de Soure, o Ideflor-Bio organizou uma série de atividades didáticas e interativas voltadas para alunos do ensino fundamental menor. Palestras e jogos educativos foram utilizados para transmitir a importância da preservação ambiental de forma lúdica e envolvente.
A técnica em gestão ambiental do Ideflor-Bio, Lorena Lisboa, ressaltou a importância da educação ambiental.
“Acreditamos que é fundamental começar a conscientização ambiental desde cedo, e, é por isso que realizamos ações como essa com as crianças. Queremos formar cidadãos responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente”, afirmou a especialista.
Reflorestamento - Além das atividades educativas, as crianças também tiveram a oportunidade de participar do plantio de mudas fornecidas pelo Ideflor-Bio. Essa atividade prática buscou reforçar a importância das ações concretas na preservação da natureza, incentivando os pequenos a se tornarem agentes ativos na proteção do meio ambiente.
A gerente do Escritório Regional do Marajó Oriental, Osiane Barbosa, destacou o papel da comunidade local na promoção de práticas sustentáveis. “Essa é uma das ações promovidas aqui pelo Escritório Regional do Ideflor-Bio em Soure, que busca envolver a comunidade local na promoção de práticas sustentáveis e na preservação do meio ambiente”, enfatizou a dirigente.
Programação - As atividades do "Junho Verde" em Soure continuarão até sexta-feira, dia 7 de junho, com uma programação variada que inclui a capacitação de Agentes Ambientais Voluntários (AAV) e o curso "Ecologia e Governança Estadual" em diversas comunidades rurais, como Caju-Una, do Céu e Pesqueiro. Essas iniciativas visam fortalecer a rede de proteção ambiental na região e promover a educação ecológica.
Uma das atrações culturais do evento será a mostra de filmes "Cine Paracauary", que ocorrerá na Praça da Independência, região central do município. A iniciativa busca sensibilizar a população sobre questões ambientais por meio da arte cinematográfica, oferecendo um espaço de reflexão e diálogo sobre a preservação do meio ambiente.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, disse que a programação diversificada do "Junho Verde" no Marajó reafirma o compromisso do Ideflor-Bio com a promoção da sustentabilidade e a educação ambiental. “Ao envolver diferentes segmentos da comunidade, desde crianças até adultos, a iniciativa busca criar uma cultura de respeito e cuidado com a natureza, essencial para a preservação do bioma amazônico e a qualidade de vida das futuras gerações”, destacou.
Texto em colaboração com Pablo Allves / Ascom Ideflor-Bio