HGT promove a segurança e respeito no trânsito em campanha de educação
Iniciativa do Hospital destacou a importância da conscientização e da adoção de medidas preventivas para salvar vidas
A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) promoveu uma campanha de educação em saúde com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os alarmantes índices de mortos e feridos no trânsito global. A iniciativa visava discutir e desenvolver estratégias para aprimorar a segurança viária, além de promover a construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis. A campanha envolveu colaboradores, usuários e acompanhantes do hospital, destacando a importância da conscientização e da adoção de medidas preventivas para salvar vidas.
A atividade foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com o apoio de membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) e Núcleo de Educação Permanente (NEP), visando a maior conscientização e educação no trânsito dos públicos presentes no ambiente hospitalar. Além do repasse de informações sobre a temática, houve distribuição de folder sobre mais respeito e segurança no trânsito, com os públicos no Ambulatório, Recepção Central e no estacionamento do hospital também, devido ao grande número de condutores na unidade hospitalar.
A campanha também obteve parceria com a auto escola da cidade, a Fórmula 1, que ofereceu 30% de desconto para os colaboradores do HGT que apresentarem o crachá de identificação para se matricular e tirar sua primeira habilitação até 30/06/2024.
Para a coordenadora do GTH, a nutricionista Patrícia Manfredi, a campanha teve um engajamento significativo. “Participei e testemunhei o engajamento e a participação ativa de todos, através de atividades educativas e a distribuição de materiais informativos, conseguimos disseminar a importância de atitudes responsáveis no trânsito, reforçando nosso compromisso com a vida e a prevenção de acidentes. A adesão à campanha foi um passo importante para fortalecer a cultura de segurança em nossa comunidade hospitalar”.
Entre os participantes do evento, esteve Raimunda de Carvalho Souza, que estava acompanhando o neto em uma consulta, destacou a importância da mobilização por mais segurança e paz no trânsito. “Achei a iniciativa muito importante para prevenção da vida com o incentivo do uso de capacetes para motociclistas, cinto de segurança para motoristas de carro e outras orientações essenciais para salvar vidas”, ressaltou, ao agradecer o atendimento de seu neto no HGT, que ela classificou de excelente.
Para a enfermeira do NEP, Emanuelle Campiolo, a mobilização é essencial tendo em vista que a equipe multiprofissional do HGT é composta por várias especialidades, entre elas, traumatologia, ortopedia, cirurgia geral com serviços de maternidade, urgência e emergência em livre demanda, tendo em vista que o Hospital está inserido em uma região cortada por uma rodovia com tráfego incessante de veículos pesados.
A profissional destaca ainda que, além de estar permanentemente atualizando e capacitando os colaboradores com cuidado a saúde dentro da unidade, o NEP também se preocupa com a educação no trânsito onde a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) podem salvar vida, como o capacete e o cinto segurança. “O HGT também tem em sua missão contribuir com a comunidade local com a realização de campanhas e ações de responsabilidade social e bem-estar da população da região”.
Dados de atendimento - Referência na assistência no sudeste paraense, a equipe multiprofissional do HGT realizou em 2023, 71.358 atendimentos Urgência e Emergência; e atendeu 1.881 vítimas de acidentes de trânsito.
Este ano, a estatística aponta o atendimento de 24.428 pacientes na Urgência e Emergência. O número de vítimas de acidente de trânsito alcançou 645 pessoas, sendo que vítimas de acidente por motocicleta lideram o ranking em 2023 e 2024.
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.