Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HRPL investe na assistência para prevenção e tratamento de lesões de usuários

Forma de assistência ajudar a diminuir o tempo de internação de cada um

Por Governo do Pará (SECOM)
29/05/2024 21h31

No mês dedicado à celebração dos profissionais de Enfermagem, a gestão do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, destaca o protagonismo da equipe de Enfermagem na Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele (CPTLP). A equipe tem implementado novos planos de ação para aprimorar ainda mais a qualidade da assistência prestada aos seus usuários que contribuem para redução do tempo de internação.

O enfermeiro Wenison Costa, presidente da comissão, explica que a CPTLP elaborou alguns planos de ação para aprimorar, ainda mais, a assistência e agilizar os processos, neste ano, que deve impactar positivamente na redução do tempo de internação. Para evidenciar quando a comissão deve ser acionada, foi elaborado o novo fluxograma para que, de modo estratégico, os membros da comissão possam prestar assistência, cada vez mais efetiva. Assim, usuários com lesões de difícil manejo, que precisam de cuidados mais especializados, são priorizados e melhor assistidos.

“Nesse processo, o enfermeiro é protagonista, já que essa categoria é habilitada ainda em sua formação em como tratar essas lesões. A partir do novo fluxograma, foram expostos alguns pontos importantes para a equipe multiprofissional do HRPL, como a importância da notificação das feridas. Para que a comissão avalie a lesão, o médico solicita interconsulta com a comissão pelo sistema, possibilitando que a CPTLP atue. Com a avaliação inicial, a comissão traça um plano para acompanhar e definir um plano de ação”, disse o profissional.

Wenison Costa aborda outra estratégia implantada para reduzir casos de subnotificação, que foi a implementação de um relatório mensal. Ele explica que, em conjunto com representantes de todos os setores assistenciais, a comissão consegue coletar dados para alimentar o relatório e ter o controle do número de pacientes com lesões, além de outras informações.

“A gestão da comissão objetiva, principalmente, fortalecer o Procedimento Operacional Padrão (POP), que se refere a um protocolo mais específico e mais direcionado, no caso, para o manejo de feridas. Nele, terão as principais lesões e as principais coberturas e curativos e correlatos para essas lesões para que os enfermeiros, saibam manejar essas feridas adequadamente”, pontuou.

O novo fluxograma define a equipe multiprofissional do hospital que, ao identificarem alguma lesão de pele, pesquise se a lesão foi desenvolvida no HRPL ou em uma outra instituição de saúde, se desenvolvida em outra instituição: o profissional que admitiu o paciente deve registrar a informação na planilha de indicadores; se no HRPL: o registro também é realizado na planilha de indicadores, além de realizar a notificação de incidente para a investigação. Em ambos os casos, os próximos passos são:

• Caso sejam lesões de difícil manejo, deve ser solicitada a interconsulta de imediato;
• O enfermeiro responsável pelo setor, em seguida, aciona a comissão e emite um parecer em até 24 horas;
• Em seguida, o membro da CPTLP evolui o parecer e as orientações no sistema;
• Após isso, a comissão avalia o usuário depois de 7 dias.

O diretor Assistencial do HRPL, Rosialdo Almeida, celebrou a equipe de enfermagem do HRPL, destacando que este mês é um momento importante para a equipe de Enfermagem e seus usuários. “Desde o início da gestão, tivemos discussões, aprendizados e compartilhamentos de histórias, conquistas e desafios, fortalecendo ainda mais nossa comunidade e nosso compromisso com a excelência na saúde pública do nordeste paraense”, finalizou o gestor.

Aprovação – Maria Aparecida Costa, de 51 anos, encontra-se internada no Regional do Leste e diz que a atuação da equipe é fundamental e é uma categoria a ser valorizada, motivando ainda mais os profissionais a desenvolverem suas funções. “O mês de maio, em que se comemora os profissionais de enfermagem, agrega, e muito, aos aspectos de crescimento profissional da Enfermagem, uma vez que rompe com a esfera mecanicista e promove o pensamento evolução e valorização. Isso é ganho tanto para os profissionais, quanto para o hospital. A equipe de Enfermagem do HRPL é excelente, muito bem treinada, sinto-me segura”, disse a usuária.

Valorização - O Hospital Regional Público do Leste realizou nos dias 13, 15 e 16 deste mês a programação da Semana de Enfermagem de 2024, que teve como tema "Romper bolhas no mundo atual: histórias, conquistas e desafios". A ação de educação em saúde, realizada para celebrar, reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais de enfermagem, que aconteceu na Recepção Central do hospital, envolveu dinâmicas e palestras destinadas aos 165 profissionais da categoria, sendo 32 enfermeiros e 133 técnicos de enfermagem, além de estudantes de enfermagem, usuários e acompanhantes, que estavam aguardando por atendimento, participaram do evento.

Serviço - O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Texto: Pedro Amorim