Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E OPORTUNIDADES

Setur promove qualificação e sensibiliza Castanhal para desenvolvimento turístico

Secretaria de Turismo do Pará (Setur) realizou workshop 'Desafios e Oportunidades para Turismo Responsável' com palestras e visitas técnicas

Por Israel Pegado (SETUR)
29/05/2024 11h53

Entre os dias 27 e 29 de maio, Castanhal recebeu as ações do workshop "Desafios e Oportunidades para o Turismo Responsável". O trabalho inclui palestras no Auditório da Casa da Cultura de Castanhal e visitas técnicas aos estabelecimentos turísticos e comerciais do município, no nordeste paraense. A iniciativa é parceria da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com a Prefeitura Municipal de Castanhal e a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

A oficina tem como principal objetivo orientar os destinos turísticos sobre a implementação de ações de gestão responsável. “Incentivamos a adoção de boas práticas de sustentabilidade por gestores públicos, prestadores de serviços turísticos, a comunidade local e turistas”, explica o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.

O público-alvo do trabalho inclui empresas, prestadores de serviços turísticos, gestores públicos e a comunidade local. A participação desses grupos é vital para o sucesso das iniciativas de turismo responsável, pois todos têm um papel importante na promoção de práticas sustentáveis e na preservação dos recursos naturais e culturais de Castanhal.

“A filosofia do Turismo Responsável parte da premissa que é preciso transformar destinos turísticos em lugares melhores para viver e, consequentemente, lugares melhores para os visitantes, que geram empregos, renda e receitas para os territórios”, comenta Eduardo Costa. O conceito enfatiza a importância da sustentabilidade, das comunidades e da segurança, destacando que a responsabilidade recai sobre aqueles que utilizam os recursos de forma inadequada, e não sobre a atividade turística em si.

Durante os três dias de evento, diversos temas essenciais foram abordados. Entre os tópicos estiveram os conceitos e princípios do Turismo Responsável, práticas recomendadas, prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo e treinamento na Plataforma de Inventário Turístico (PIT).

De acordo com a turismóloga da Setur, Cristiane Barros, os encontros fornecem uma compreensão abrangente e práticas que possam ser aplicadas diretamente no cotidiano dos participantes.

Além das sessões teóricas, a oficina conta com atividades práticas e dinâmicas. Técnicos da Secretaria de Castanhal receberam treinamento específico sobre a Plataforma de Inventário Turístico, que é fundamental para a gestão e monitoramento dos recursos turísticos da região. Também foi realizada a entrega de cartazes de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso com a segurança e a proteção dos menores.

A equipe da Setur também realizou visitas técnicas aos meios de hospedagem locais. Durante essas visitas, os prestadores de serviços turísticos de Castanhal receberam orientação e sensibilização sobre práticas de turismo responsável, atividades essenciais para garantir que todos os setores do turismo local estejam alinhados com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social. Também houve reunião com a Associação da Comunidade Quilombola de Macapazinho para promoção do turismo com respeito e valorização da cultura e as tradições locais.