CIIR destaca o ‘Dia Mundial do Brincar’ com ações recreativas aos usuários infantis e seus cuidadores
Data é assegurada pelo artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança para que ela tenha direito ao descanso, ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade
A gestão do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, aderiu, nesta terça-feira, 28, ao ‘Dia do Brincar’, que é lembrado mundialmente como um direito garantido a todas as crianças. No Brasil, a data é assegurada pelo artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança para que ela tenha direito ao descanso, ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade.
Além disso, a política garante a livre participação na vida cultural e artística. Para reforçar a garantia desses direitos, a equipe do setor de Arte e Cultura do Centro de Reabilitação realizou, hoje, uma ação recreativa aos pequenos usuários assistidos e seus cuidadores.
A ação recreativa foi realizada no Hall do Bloco C da instituição, que levou atividades dinâmicas com ampla adesão dos usuários infantis do centro – e até de adultos –, como pebolim, futebol de tecido, desenhos, basquete de varetas, damas, entre outros, promovendo lazer, diversão e integração.
Segundo a recreadora do Arte e Cultura, Nathália Caldas, a atividade fortifica a importância da data, que é reconhecida no Brasil e em mais de 40 países do mundo. “O ‘Arte e Cultura’ pensou nesta programação a fim de reforçar que brincar é um direito de todas as crianças. Por isso realizamos um Circuito de Jogos, adaptando e (re)criando o brincar no espaço de saúde, com atividades lúdicas que beneficiam o desenvolvimento das nossas crianças, fomentando a criatividade e a educação, promovendo bem-estar e a boa convivência com as demais pessoas, por meio da socialização”, destacou a recreadora.
Sheila Peres, 41 anos, veio de Água Azul do Norte, município do sul do Pará, com a filha Alícia Emanuelly Peres, 8 anos, usuária assistida pelas consultas e exames realizados no CIIR. Elas participaram juntas das atividades. “Eu acho muito importante o CIIR promover essas atividades, pois sempre que chega aqui a minha filha sente a necessidade de participar dessas atividades que estimulam a interação social”, comentou a genitora.
Ela acrescentou que, durante as atividades, a filha desenhou, brincou com jogos de tabuleiro, pulou e se divertiu muito. “O Dia do Brincar é uma data importante porque fica gravada na memória da criança e faz com que a gente lembre que é um dia importante para ser lembrado. Só agradecer ao CIIR por ter recebido a minha filha aqui, e ao Governo do Estado, por ter aberto este Centro que é muito importante para as crianças especiais”, disse a mãe, que dedica sua vida integralmente à pequena usuária.
Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual.
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.
Texto de Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR