Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc chama atenção para o Dia Nacional do Censo Escolar e destaca importância de responder à pesquisa

O Censo Escolar é o principal mecanismo de coleta de informações, além de ser a pesquisa estatística de maior relevância para a área da educacional

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
28/05/2024 13h54

O Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, que todos os anos ocorre na última quarta-feira de maio, será realizado amanhã (29). O objetivo é sensibilizar e mobilizar gestores, diretores e técnicos das escolas de todas as redes de ensino quanto a declarar informações que subsidiem o cenário educacional do país. Todos os estabelecimentos de ensino do país deverão responder ao Censo Escolar, por meio do sistema “Educacenso”. Por isso, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) chama a atenção para a campanha e reforça a importância de responder à pesquisa.

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Escolar é o principal mecanismo de coleta de informações, além de ser a pesquisa estatística de maior relevância para a área da educacional, traçando o panorama da educação básica no país. A coleta de dados é realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. 

De acordo com o coordenador estadual de Matrícula e Censo Escolar da Seduc, Evandro Paiva, o movimento é muito importante para a rede. “Essa é uma data muito importante porque estabelece a referência para as escolas declararem ao Censo Escolar as informações relacionadas às matrículas, estrutura física e dos profissionais que nelas atuam”, frisou.

A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é organizada em duas etapas: a primeira, consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, estudantes e profissionais escolares em sala de aula. A coleta de dados da primeira etapa começa na quarta-feira (29). Os responsáveis pelas escolas e redes de ensino devem declarar os dados no Sistema Educacenso até 31 de julho.

A segunda etapa consiste na coleta de informações sobre a Situação do Aluno, onde são declarados pelas escolas os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos estudantes, ao final do ano letivo.

Os dados do Censo Escolar subsidiam o Ministério da Educação (MEC) na definição de políticas públicas educacionais e para repasse de recursos financeiros às unidades federativas e municípios para o pagamento de professores, merenda, transporte escolar e outros. Cabe ressaltar que é a partir dos dados do Censo Escolar que são produzidos os indicadores educacionais sobre a qualidade da educação em todo o país.

Ainda segundo o coordenador estadual do Censo Escolar, a Seduc vai realizar formações para orientar as equipes técnicas e gestores das escolas. “Tendo em vista orientar as equipes técnicas e gestores das unidades escolares das redes públicas e privada quanto ao correto preenchimento da declaração do Censo, a Coordenação Estadual do Censo Escolar realizará formações presenciais e online durante os meses de junho e julho em todo o território paraense. O objetivo dessas formações é aprimorar a qualidade dos dados declarados no Censo pelas escolas, a fim de que expressem de forma fidedigna a realidade educacional do Pará”, afirmou Evandro.

Texto de Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc