Perita participa de curso para qualificar laboratório de genética
Objetivo foi de preparar os gerentes técnicos da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos, abrangendo os laboratórios de DNA das Polícias Científicas
A perita criminal, gerente do Laboratório de Genética Forense, da Polícia Científica do Pará, Elzemar Rodrigues, esteve em Brasília, na sede da Polícia Federal, para o curso de Gerente Técnico, organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O curso, realizado entre os últimos dias 20 e 24, foi planejado para preparar os gerentes técnicos da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos, abrangendo representantes dos laboratórios de DNA das Polícias Científicas de todo o Brasil.
A cada dois anos, as Polícias Científicas que participam da Rede Integrada são submetidas a uma auditoria externa com representantes da Senasp, para verificar a qualificação dos laboratórios. Este ano, a avaliação ocorrerá no segundo semestre, entre setembro e novembro.
“Nos últimos anos, passamos nas auditorias, temos conseguido aprovação nos testes de proficiência. Este ano, além dos dois auditores que costumam vir, virá também um representante do Ministério da Justiça, logo, a auditoria será mais exigente, por isso a importância do curso”, explicou a perita.
O curso abrangeu tópicos como equipamentos, treinamento de servidores, validação de resultados, processos de gerenciamento técnico, garantia de qualidade técnica, treinamento e testes interlaboratoriais, análise de perfis genéticos e estatísticos, entre outros.
Em dezembro do ano passado, a Coordenação de Laboratório Forense (Colab) foi objeto de reconstrução, incluindo o Laboratório de Genética Forense. “Embora já tivéssemos tido aprovação nas auditorias anteriores, é notável destacar que passamos por melhorias nos últimos anos, como a reforma dos espaços, então, o laboratório de DNA tem plena capacidade técnica de ser aprovado na auditoria deste ano”, ressaltou a perita.
Texto: Amanda Monteiro - Ascom/PCEPA