Hemopa coleta cerca de 500 bolsas beneficiando mais de 1,8 mil pacientes
As ações de captação aconteceram no último fim de semana de maio e contou com o apoio das equipes multidisciplinares das unidades regionais
No último fim de semana do mês de maio (25 e 26), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) deu continuidade às campanhas externas em Belém e nas unidades regionais do Estado. As ações de captação renderam mais de 470 bolsas coletadas que poderão beneficiar cerca de 1.890 pacientes em toda a rede de saúde pública e privada do Pará.
O Hemocentro coordenador em Belém, juntamente com as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole, finalizaram as ações com 131 bolsas coletadas e 143 comparecimentos registrados. O estreitamento dos laços entre a Fundação e seus parceiros institucionais é essencial para a manutenção dos estoques sanguíneos do Estado.
A unidade do Hemopa de Capanema, com o suporte do Hemocentro Regional de Castanhal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Salinópolis, realizaram uma campanha externa de captação de doadores. Essa foi a primeira vez em que a unidade móvel de coleta foi deslocada para Salinas junto com a equipe de coleta. Além disso, a ação contou ainda com a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), e fechou o balanço da campanha com um total de 222 bolsas dos 236 voluntários.
O gerente regional do Hemopa em Capanema, Noelton Neves, ressalta o objetivo da campanha em Salinópolis. “Tínhamos uma meta a atingir de 150 bolsas de sangue, com a parceria com a Semus e do Crea para que a gente conseguisse salvar mais vidas nesta região. Esperamos que com essa ação nós possamos somar cada vez mais o processo de salvamentos de vidas”, afirma o profissional.
Ediane Palheta faz parte da equipe do Crea Pará presente na campanha em Salinópolis. Segundo ela, essa iniciativa faz parte da agenda de responsabilidade do Conselho em conjunto com a unidade do Hemopa em Capanema. “Essa é uma parceria que já iniciamos em Capanema e estamos programando com as outras unidades e a segunda está sendo aqui em Salinópolis. Esperamos que essa parceria seja constante, então convidamos todos os nossos profissionais do sistema, daqui de Salinópolis, a fazer parte dessa ação que é justamente em prol do próximo”, comenta a colaboradora.
Enquanto isso, os Hemocentros regionais de Marabá e Santarém concluíram suas campanhas do fim de semana com 42 bolsas coletadas dos 46 candidatos que se disponibilizaram. Já as unidades de coleta dos municípios de Tucuruí, Altamira e Redenção, fecharam o balanço com 78 coletas e 82 comparecimentos.
As equipes multiprofissionais das unidades regionais da Fundação agem constantemente em conjunto nas ações que visam a ampliação da rede transfusional do Hemopa.
Ana Paula Cardoso é estudante universitária e residente de Salinópolis e durante a campanha ela realizou mais uma doação. Ela conta que realiza sua doação desde os 16 anos após o surgimento de uma demanda transfusional em sua família. “Desde que meu avô precisou de sangue, virou costume em casa, então eu e meu pai, sempre que a gente pode tá doando sangue. Eu me sinto muito grata porque sei a necessidade que tem da doação, então desde já é um sentimento de gratidão muito grande”, diz a graduanda.
Texto: Beatriz Silva (estagiária) – Ascom/Hemopa