Webconferência faz debate sobre diretrizes curriculares na rede pública
Com o tema “Currículo em debate: as diretrizes curriculares para a rede estadual de ensino do Pará em articulação com o movimento da Base Nacional Comum Curricular (BNC)”, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou nesta quarta-feira (9) uma webconferência com o objetivo de fomentar o debate e participação das escolas da rede estadual nas discussões nacionais sobre as diretrizes curriculares para a rede estadual de ensino.
O evento foi aberto à comunidade escolar da rede estadual pública de ensino e gestores das Unidades Seduc na Escola (USEs) e Unidades Regionais de Educação (UREs). Os professores Antônio Valdir Monteiro Duarte e Walter Gomes Júnior, ambos da Secretaria Adjunta de Ensino, foram os debatedores da webconferência, que teve como mediadora a especialista em Educação Ivone Rosa, da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Seduc.
A discussão da webconferência é em torno do texto preliminar da BNC e das diretrizes curriculares para a rede estadual de ensino. Para a construção do documento preliminar da base nacional e com o intuito de informar as ações feitas e mobilizar para a abertura da discussão nacional, a Secretaria de Educação Básica tem promovido reuniões com as seguintes entidades: Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Fórum Nacional de Educação (FNE).
A participação dos profissionais da educação é fundamental, pois é a partir dela e das demais contribuições que o texto preliminar será revisto para se transformar na proposta final do Ministério da Educação. O objetivo da consulta pública é promover um amplo entendimento, com a participação de professores e estudantes, escolas e secretarias de educação, associações profissionais e sociedades científicas, pesquisadores e pais, sobre os conhecimentos disponíveis a todos os estudantes brasileiros durante sua trajetória na educação básica.
Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental da Seduc, Jane Cardoso, a importância da webconferência é proporcionar o diálogo sobre a Base Nacional Comum em articulação com as diretrizes curriculares nacionais. “O objetivo é dialogar sobre a elaboração do texto preliminar e também sobre a própria construção que a Seduc vem fazendo na rede estadual de ensino, promovendo uma interlocução sobre o que vem sendo construído no Estado e a própria discussão nacional”.