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QUALIDADE E REFERÊNCIA

Regional do Leste celebra a média de 97% de satisfação dos usuários da região

A unidade investe em qualidade, segurança do paciente, capacitação contínua da equipe multiprofissional e humanização dos serviços

Por Governo do Pará (SECOM)
24/05/2024 20h41

A gestão do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no Pará, tem se destacado pelo investimento em qualidade, segurança do paciente, capacitação contínua da equipe multiprofissional e humanização dos serviços, que resultou na significativa média de 97% do índice dos usuários da região, no primeiro trimestre deste ano, conforme dados apurados pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

A auxiliar Administrativo do SAU, Elita do Nascimento , informa que o setor avalia a qualidade dos serviços prestados pela unidade hospitalar, estabelecendo um canal de comunicação e relacionamento com o usuário, tornando possível mensurar o índice de satisfação dos pacientes atendidos.

“O usuário pode participar dessa avaliação, respondendo pesquisa de satisfação realizada pela equipe do SAU, recebendo atendimento direto no setor, onde poderá falar com a nossa equipe, e através das nossas caixas de avaliação, que estão distribuídas em pontos estratégicos do hospital”, pontuou.

A profissional destaca que o serviço possui alguns objetivos:

I. Assegurar, junto aos colaboradores dos serviços hospitalares, o atendimento humanizado de acordo com as normas preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS);

II. Acompanhar o desempenho das áreas assistenciais, de apoio e administrativas;

III. Manter o atendimento focado na garantia da qualidade e segurança dos serviços de saúde e na satisfação integral do usuário.

A profissional explica ainda que, após a realização das pesquisas, os dados coletados são tabulados para gerar o índice de satisfação, que avalia os níveis de "bom" e "ótimo". “Existem três tipos de manifestações que contribuem para essa avaliação: elogios, reclamações e sugestões. As manifestações são analisadas e encaminhadas aos coordenadores, líderes e diretores, que são solicitados a tomar as providências cabíveis. O SAU então retorna ao usuário por telefone e/ou pessoalmente dentro de 72 horas após o recebimento da manifestação, fornecendo uma atualização sobre a situação mencionada”, finalizou.

Seu José Coelho, 89 anos, encontra-se internado na unidade de saúde e aprovou o atendimento oferecido. “Achei um bom atendimento e estou satisfeito. Os profissionais tratam os pacientes com muita atenção, gentileza e carinho. Me sinto seguro e recomendaria o serviço”, disse o aposentado.

Dados – Referência na assistência em saúde, em 2023, a equipe multiprofissional da unidade hospitalar garantiu mais de 236 mil atendimentos. De janeiro a abril deste ano, foram 78.229 atendimentos.

Serviço - O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.


Texto: Pedro Amorim