Obras do novo espaço de atendimento do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna alcançam 95% dos serviços
Estrutura terá 25 novos consultórios e reunirá atendimento de 15 especialidades médicas
Com cerca de 95% dos serviços finalizados, o novo prédio da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, está em fase de acabamento. Ampliação estrutural e mais conforto são prioridades da obra, que readequou a edificação de acordo com as legislações vigentes para um atendimento humanizado e seguro aos pacientes.
“Há mais de 10 anos tínhamos a expectativa de conseguir novas instalações com dignidade para quem trabalha e para quem é atendido no HC. Esse dia está chegando. Vamos passar de 17 para 25 consultórios disponíveis. Contaremos com uma área nova para o voluntariado, um atendimento diferenciado para as nossas crianças da psiquiatria, para eles tenham uma sala de espera só para eles, bem lúdica e animada. E com essas e outras melhorias, a gente vai dar dignidade àquelas pessoas que são atendidas no Hospital de Clínicas, aquelas pessoas que acreditam no Sistema Único de Saúde”, ressalta Heloisa Guimarães, diretora-presidente do HC.
A parte ampliada atenderá cerca de 15 especialidades médicas, e, principalmente, as demandas dos serviços de psiquiatria, cardiologia e nefrologia, que são referências do HC. A enfermeira Mônica Rebelo, coordenadora do ambulatório do HC, explica que serão atendidos, na nova unidade, pacientes que recebem alta da internação no HC, do Serviço de Atendimento à Cardiologia e da emergência psiquiátrica com encaminhamentos para agendamento de novos atendimentos, assim como pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).
Coordenadora do ambulatório do HC, Mônica Rebelo destaca que, em média, o setor deve realizar cerca de 200 atendimentos. "O espaço está bonito, moderno, com climatização total em todas as áreas. Tudo foi preparado com carinho pelos usuários e equipe. Ampliação da estrutura, conforto e ambiência foram as prioridades. Um investimento muito importante para a saúde no Pará. Esse olhar carinhoso do governo faz toda a diferença”, disse Rebelo.
O professor Dinicley Alves, acompanhante da mãe, Maria Goreth, que aguarda um exame cardíaco, comemora o atendimento recebido pelos profissionais do hospital. “Só temos a agradecer por todo o empenho no nosso atendimento, fomos bem recepcionados. Graças aos cuidados dos profissionais, minha mãe vai conseguir fazer o cateterismo. Vejo que esse novo investimento só vem para aprimorar esse trabalho em um ambiente melhor. Garantir saúde de qualidade e com estrutura é essencial para todos nós”, afirma.
A coordenadora de engenharia predial e arquitetura do HC, Nathalia Freitas, explica que, nesta etapa de acabamento, estão sendo realizadas as pinturas e limpezas finais. Os serviços incluem também a identificação visual do prédio e os últimos testes de alimentação elétrica do imóvel, que antes funcionava no antigo Hospital Santa Clara. Cerca de 80 funcionários atuaram na obra.
“Trabalhamos respeitando todas as normas vigentes, criteriosamente, com a construção de espaços humanizados e ambientes climatizados, que eu acho que é o grande diferencial do novo ambulatório. Estamos finalizando com a sensação de missão cumprida, entregando um espaço acolhedor para os pacientes e servidores, um espaço onde os médicos também vão poder desempenhar essa missão, que é cuidar dos nossos pacientes, com conforto, com qualidade no atendimento e com a tecnologia que eles merecem”, destaca Nathalia Freitas.
O terreno conta com área de 1,607,18 m², divididos em 3 pavimentos (térreo, 1° e 2° andar), dois Assistenciais e um administrativo. A readequação aumentará o espaço destinado para a recepção e sala de espera dos pacientes, além de 25 novos consultórios médicos e multiprofissionais, salas de atendimento, exames, laboratório e outros.
Servidora estadual há mais de 30 anos no HC, a agente administrativa Nilda Abreu, se sente valorizada com o novo espaço. “É um anseio antigo dos servidores, porque o atual ambulatório foi entregue logo quando comecei a trabalhar aqui e com o passar do tempo ele foi se deteriorando. Nós vamos para um ambiente novo, aconchegante, humanizado, climatizado e com certeza será ótimo pra gente. Essa obra é um carro-chefe para demonstrar a valorização de profissionais que atuam na saúde”, pontua.
SERVIÇO:
O novo espaço do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna funcionará na Avenida Romulo Maiorana, 1717, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo.