Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa reforça a importância da higiene das mãos para a prevenção de doenças

A higienização das mãos é o carro chefe do controle de infecções, porque é um ato simples, seguro e que realmente quebra a cadeia da infecção

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
24/05/2024 14h26

Sâmia e Kalebe"Os 'bichinhos' estão por aí, a gente só não consegue ver, então é muito importante a gente reforçar tudo isso, para que as mães também possam sair para tomar o seu café e voltar e higienizar suas mãos antes de pegar nas crianças, antes de lanchar, assim como os técnicos também, todos os profissionais, isso é muito importante", reforçou Sâmia Gomes, mãe do Kalebe, paciente que realiza hemodiálise na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), que por meio de brincadeiras e dinâmicas de grupo, promoveu nesta semana ações de sensibilização para a importância da higiene das mãos, voltadas aos pacientes, acompanhantes e, principalmente, servidores que atuam na assistência aos pacientes que fazem diálise no Serviço de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica (TRSP) do hospital.

Considerada a ação mais simples, eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, a higienização das mãos deve fazer parte da rotina dos profissionais de saúde, sempre que iniciam ou terminam um atendimento ao paciente.

"A higienização das mãos é o carro chefe do controle de infecções, porque é um ato simples, seguro e que realmente quebra a cadeia da infecção, e por isso precisamos que os profissionais tenham uma boa adesão a essa prática. Por isso trabalhamos com campanhas e aulas relâmpago mostrando como deve ser a higienização correta. O hospital também está preparado com lavatórios para a lavagem das mãos e dispensadores de álcool em gel para a higienização com álcool, e, inclusive, aqui na terapia renal substitutiva, os dispensadores ficam fixados no equipamento de diálise para ficar bem perto do profissional e do paciente", informa Liene Câmara, enfermeira da Assessoria de Controle de Infecção Hospitalar (ACIH) da instituição.

Silvia NascimentoO STRSP da Santa Casa alcançou no ano de 2022, dentro da avaliação nacional das práticas de segurança dos pacientes, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa), alta conformidade nas práticas de segurança, entre as quais está a higienização das mãos. A enfermeira nefrologista Silvia Nascimento explica a importância desse cuidado para as crianças atendidas.

"O intuito dessa e outras ações educativas são sempre prevenir infecções. Os pacientes da terapia substitutiva pediátrica são pacientes suscetíveis, até porque eles são imunodeprimidos e nós temos 21 pacientes que realizam a hemodiálise por meio de cateteres de longa permanência, que é um dispositivo que já tem o risco para a infecção. Então, trabalhamos com a equipe, com os pacientes e com os cuidadores a prática da higienização das mãos".

Como forma de levar as informações de forma bem lúdica para equipe, pacientes e acompanhantes da terapia renal substitutiva, a gerência do setor elaborou dinâmicas e jogos e buscou parcerias a fim de garantir atenção e adesão à atividade de higienização das mãos.

Ronaldo Emim "Esse momento que nós estamos tendo, vem ajudar muito a parte do entendimento e da compreensão quanto à importância da higienização das mãos. Através de meio lúdico e também de tecnologias, a gente chama a atenção para os principais momentos e como se deve higienizar as mãos. E com brincadeiras lúdicas, até com penalidades, se tenta passar essa atenção que tem que ter de não negligenciar os processos, o passo a passo, os momentos de se higienizar, porque a gente preservando e observando esses processos, a gente também preserva a vida do paciente", conclui o técnico de enfermagem Ronaldo Emim, que participa das dinâmicas.

Programação

A campanha geral de higienização das mãos e prevenção de infecção promovida anualmente pela Assessoria de Controle de Infecção Hospitalar ( ACIH) da Santa Casa será realizada no período de 03 a 07 de junho e contará com estações de higiene das mãos distribuídas pelo hospital; realização do 2º concurso de fotografia “Anjos da Prevenção” sobre a temática da campanha; exibição de vídeos com orientações sobre uso de roupas privativas e orientações sobre Higiene das mãos e adorno zero e atividades lúdicas.