Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HJB faz campanha de doação de roupas plus size para vítimas das enchentes no RS

Gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, mobiliza usuários e a comunidade, em geral, para adesão ao gesto de solidariedade

Por Marcelo Zeno (HJB)
24/05/2024 12h04

A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, é referência estadual no tratamento da obesidade, com a realização de cirurgia bariátrica e outros tratamentos. E devido às enchentes que aconteceram no Rio Grande do Sul, milhares de pessoas precisaram deixar tudo para trás, incluindo suas roupas que foram perdidas em meio ao desastre natural. Entre essas vítimas, estão pessoas obesas, que em meio a tantas doações vindas de todo o Brasil, estão encontrando dificuldades para conseguir roupas no seu tamanho diferenciado.

Dentro deste cenário, a gestão da unidade hospitalar está mobilizando usuários e comunidade em geral, para aderir à campanha e doar roupas que ficaram esquecidas dentro do guarda- roupas, após a perda de peso, e que estejam em boas condições para o uso.

Devem ser doadas roupas a partir do tamanho 44 ou GG (grande), XG (extra grande), XXG (duplo extra grande). As doações devem ser feitas na unidade hospitalar, na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.

“Faço o apelo em prol dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que foram devastados com uma de suas maiores enchentes desde 1941. Então venho falar com você, nosso usuário, em especial, os que já chegaram no tão sonhado resultado da cirurgia bariátrica, a doarem suas roupas que não utilizam mais, mas que é muito importante para este segmento da população. O frio começou a chegar no Rio Grande do Sul e o problema irá persistir até a população se reerguer. Participe de nossa campanha. Meus agradecimentos”, ressaltou o administrador hospitalar, Giovani Merenda.

Paciente Daniela Lira, 31 anos, da cidade de Ananindeua, é paciente do “Programa Obesidade Zero”Aprovação - Daniela Lira, 31 anos, de Ananindeua, é paciente do “Programa Obesidade Zero” e está na fase de pré-operatório para a cirurgia bariátrica. Ela disse que já está fazendo as consultas multiprofissionais, para chegar no peso ideal para realizar o procedimento. “Estou alinhando dieta com exercícios físicos, que fizeram eu perder peso para a cirurgia. Eu já cheguei a pesar 114 Kg e agora já estou com 103 Kg, e já tem algumas roupas no meu guarda-roupa que vou doar”, comentou a paciente que elogiou a iniciativa do hospital.

Compromisso - Para amenizar impactos da obesidade, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) criou o Programa ‘Obesidade Zero’, em 2020, com o intuito de buscar agilizar o acesso gratuito à cirurgia bariátrica para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa atende pacientes obesos, com ou sem outros problemas de saúde, por meio de avaliação médica para determinar a indicação do procedimento. As cirurgias são realizadas no Hospital Jean Bittar (HJB), em Belém, que, realiza 50 cirurgias por mês pelo Programa.

Doações - As roupas Plus Size devem ser doadas até o final do mês de maio, na Recepção da unidade hospitalar, localizada na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Em horário comercial, de 8h às 18h de segunda a sexta-feira.

O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para doenças metabólicas e gastrointestinais.

 Texto de Marcelo Zeno/ Ascom HJB