Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Casa das Onze Janelas apresenta série de exposições simultâneas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/12/2015 11h48

O Sistema Integrado de Museus e Memorais (SIM), gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), abre uma série de exposições individuais e coletivas no Espaço Cultura Casa das Onze Janelas (Cojan). As mostras começam nesta sexta-feira, 11, a partir das 19h, e seguem até 3 de janeiro de 2016.

Quem abre os trabalhos é a artista Roberta Carvalho, que apresenta a exposição individual intitulada “Transbordas”, resultado da bolsa de pesquisa e experimentação artística da Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP). A mostra ficará aberta à visitação na Sala Laboratório das Artes.

Na exposição ela retrata os rios que circundam a cidade de Belém como corpo motivador para produção artística. Uma instalação desenha o percurso das incursões realizadas por esse universo ao longo dos últimos meses e traz fotografias, vídeos, cinema expandido e outras linguagens, evidenciando afetos, memórias e a potência visual e poética dos rios da capital paraense.

A Sala Gratuliano Bibas recebe a exposição individual “No trajeto das águas, sobre o sulco dos rios”, de Glauce Santos. A artista cria diálogos com impressões que oferecem uma vista panorâmica do itinerário percorrido sobre as águas. A exposição é formada por objetos, xilogravuras e vídeo que apresentam a vivência com a temática da água, instigando a repensar a vida nos rios. A mostra também é resultado da bolsa de pesquisa e experimentação artística da Casa das Artes, da FCP.

Glauce Santos traz, com esta exposição, a continuação do trabalho anterior que teve o Arquipélago do Marajó como inspiração. “A partir da mostra fotográfica ‘Meu diário de imagens marajoaras’, comecei a escrever sobre as águas, maresias, e viagens. Trago para esta mostra das Onze Janelas outros temas, como questões ambientais, a falta de água que ameaça o planeta, o comportamento do homem em relação à utilização desse recurso e também sobre a ancestralidade dos nossos rios, as divindades que os comandam”, explica.  

Além das exposições de Glauce Santos e Roberta Carvalho, os artistas Adam Costa, Éder Oliveira, José Viana, Keyla Sobral, Luciana Magno e Veronique Isabelle reúnem seus trabalhos na mostra coletiva “Ilhas”, montada na Sala Valdir Sarubi.

Serviço: Série de Exposições coletivas e individuais. De 11 de dezembro a 3 de janeiro de 2016. Local: Casa das Onze janelas, em frente à Praça Frei Caetano Brandão, Cidade velha. Horário de funcionamento: terça às sextas, das 10h às 18h / sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h0. Entrada gratuita: às terças- feiras, grupos agendados, idosos (acima de 60 anos), crianças (até 07 anos), portadores de necessidades (com um acompanhante) e militar fardado.  Ingresso: R$ 4 e R$ 2 (estudantes).