Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Segup capacita agentes para atendimento e proteção a grupos vulneráveis em Paragominas

40 servidores da rede de proteção estadual e municipal receberam qualificação para atendimento e proteção à grupos vulneráveis vítimas de violência

Por Walena Lopes (SEGUP)
23/05/2024 15h06

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), nos dias 21 e 22 de maio, realizou a capacitação para o atendimento a grupos vulneráveis, vítimas de violência no município de Paragominas, no sudeste paraense. A qualificação ocorreu na Escola de Ensino Técnico do Pará (Eetepa) do município e destinada para 40 servidores, entre agentes de segurança e integrantes da rede de proteção estadual e municipal.

A capacitação envolve diversos assuntos direcionados ao atendimento mais específico, com foco no acolhimento às vítimas de violência, a exemplo de temáticas como: o histórico de crime e violência, direitos humanos, conceitos, causas, tipos e legislação e as leis Maria da Penha e do feminicídio, promovendo ampliação de conhecimento e um protocolo para atuação. Com o treinamento, espera-se uma mudança positiva na abordagem e na qualidade do atendimento prestado aos grupos vulneráveis.

Atendimento Social - Cleise Jane Gomes, Secretária de Desenvolvimento Social de Paragominas, pontua que o fortalecimento da rede para uma assistência específica é essencial. "É necessário capacitar a rede de atendimento voltada para esse tipo de violência, para quando esses registros de violência cheguem aos órgãos competentes, seja possível fazer o acolhimento e dar o atendimento necessário para a vítima, garantindo a ela todo o direito que lhe couber", disse a secretária.

Larissa Lacerda, delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Paragominas, foi uma das participantes da capacitação. Para ela, um dos pontos positivos abordados durante a qualificação é o entendimento entre os trabalhos desenvolvidos pela equipe operacional e da rede de proteção. "A capacitação fornecida é de suma importância na questão do aprimoramento da equipe, tanto dos órgãos de segurança, quanto da rede de proteção, para ajudar no atendimento, e garantir a assistência tanto às vítimas de violência doméstica, como também para casos de crianças e adolescentes que são vítimas", concluiu.

Integração - Para Luciano de Oliveira, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, em Exercício, estender as ações do Estado nos municípios, também requer o entendimento prévio das demandas de cada região. "O foco principal é humanizar o atendimento prestado e, dessa forma, reduzir os índices de violência aos grupos mais vulneráveis. A presença de órgãos municipais nas qualificações também é uma forma de garantir um fluxo de atendimento eficiente durante a prestação dos serviços, além de trabalhar na prevenção da revitimização", explicou. 

O Coronel Castro Alves, diretor da DPS, ressalta ainda que o diferencial da capacitação é visto também na mudança da cultura institucional para o acolhimento das vítimas. "O atendimento prestado é totalmente voltado às vítimas, e isso é um trabalho que precisa ser desenvolvido de forma contínua. Além da garantia de uma resposta imediata qualificada, o objetivo também é desenvolver uma abordagem respeitosa e que compreenda as complexidades sociais que envolvem a violência cometida contra esse tipo de grupo", finalizou. 

Participaram da capacitação, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Câmara Municipal de Paragominas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria de Desenvolvimento, Secretaria de Saúde e Secretaria de Segurança. 


Texto: Esther Pinheiro, com supervisão de Walena Lopes