Ideflor-Bio promove ação de educação ambiental para crianças na APA da Ilha do Combu
Além de palestras e diálogos, as crianças participaram de atividades lúdicas que estimularam a criatividade e o aprendizado
Uma atividade de educação ambiental promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) encantou 25 crianças e adolescentes da comunidade Beira Rio, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Combu, região insular de Belém. A iniciativa buscou sensibilizar o público para temas como a necessidade de práticas sustentáveis e a importância de preservar as Unidades de Conservação (UCs).
Além de palestras e diálogos, as crianças participaram de atividades lúdicas que estimularam a criatividade e o aprendizado. A leitura da história da ararajuba, distribuição de cartilhas, jogos educativos, produção de desenhos e pintura da fauna silvestre, como capivaras, macacos, borboletas azuis e preguiças, fizeram parte da programação, proporcionando momentos de diversão e conhecimento.
Durante o encontro, também foi abordado o tema do crime contra a fauna, alertando sobre os perigos que ameaçam as espécies de animais. A importância da flora e dos rios para a vida das comunidades ribeirinhas foi outro ponto destacado, ressaltando a correlação entre os seres vivos e o meio ambiente.
Um dos pontos altos da atividade foi a conscientização sobre animais ameaçados de extinção que estão sendo reintroduzidos no meio ambiente, como a ararajuba. A equipe técnica da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), enfatizou a relevância da preservação dessas espécies e do equilíbrio ecológico para garantir a sobrevivência de todos os seres vivos.
O presidente da Associação de Moradores, Extrativistas e Pescadores da Ilha do Combu (Amepi), Claudio Miranda, que também é membro do Conselho Gestor da UC, disse que essa foi uma iniciativa muito gratificante. “Agradeço à equipe técnica do Ideflor-Bio, por ter promovido essa atividade com nossas crianças, falando sobre educação ambiental e compartilhando conhecimentos importantes para a vida delas. Certamente, isso vai torná-las adultos mais responsáveis e conscientes sobre a necessidade de preservar os recursos naturais existentes”, ressaltou.
Satisfação - As crianças da comunidade Beira Rio demonstraram entusiasmo e interesse durante toda a programação, absorvendo os ensinamentos compartilhados pela equipe técnica e interagindo de forma participativa. Essa interação com a natureza e a compreensão de sua importância para a vida humana e dos animais foram aspectos que marcaram a experiência, despertando um olhar mais atento e responsável em relação ao meio ambiente.
Para o titular da GRB, Júlio Meyer, a atividade de educação ambiental na APA da Ilha do Combu foi um sucesso. “É importante despertarmos a consciência ecológica das crianças da comunidade Beira Rio, mostrando que é possível aprender de forma lúdica e prazerosa sobre a importância de preservar a natureza para as presentes e futuras gerações”, enfatizou o gerente.
Ao final do evento, as crianças puderam levar consigo, além dos materiais produzidos, novos conhecimentos e lembranças, reforçando a importância da educação ambiental desde cedo. Com a proximidade do mês de junho, período dedicado à preservação do meio ambiente, o Ideflor-Bio pretende intensificar ações como essa em outras comunidades, espaços de aprendizagem e demais locais em todo o Pará.