Projetos educacionais incentivam a leitura nas escolas da rede estadual de ensino
Atividades elaboradas pelas unidades escolares ajudam a despertar o gosto pela leitura e pela escrita entre os estudantes
Na rede estadual de ensino, o trabalho para despertar o interesse dos estudantes pelos livros segue firme com ações realizadas nas escolas. A ideia é estimular o gosto pela leitura e pela escrita, além de fazer com que ampliem o conhecimento linguístico e cultural e desenvolvam uma visão crítica e contextualizada da vida e da sociedade dentro e fora da escola.
Voltado para as turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, da Escola Padre Vitaliano Maria Vari, em Capitão Poço, os docentes que lecionam a disciplina de Língua Portuguesa organizam semanalmente os estudantes para terem um momento para a leitura. A escolha do livro é feita tanto pelos alunos quanto pelos professores, ao final eles discutem o exemplar. Neste momento, os professores avaliam a dicção e a leitura dos estudantes.
“A sala de leitura é um momento em que realizamos leituras individuais e coletivas elaura ester reforçamos os gêneros linguísticos de sala de aula, além de ser um momento de escuta e compartilhamento de itens. O último livro que li foi o 'Pássaro de Fogo', que era um conto que narra a história de um rei e um arqueiro”, conta Laura Ester, estudante do 6° ano do Ensino Fundamental.
Na Escola Irmã Stella Maria, em Abaetetuba, é trabalhado o ‘Projeto - Leitura e Escrita’, iniciativa em parceria com a Supervisão Militar Escolar (Sume). O objetivo é proporcionar aos estudantes também do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com dificuldades em interpretação e produção textual, um contato maior com os livros, fora do contexto de sala de aula. Com encontros semanais, os alunos participam de leituras de fábulas, contos, crônicas e poemas, oficinas, atividades lúdicas e dinâmicas, sempre com uso de exemplares de livros que serão lidos e explorados durante o desenvolvimento do projeto.
Já a Escola Dr. Agostinho Monteiro, localizada no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, tem estimulado aprendizado dos estudantes e despertado o amor pela literatura por meio de um projeto de leitura que envolve toda a comunidade escolar visando apresentar as obras infantis famosas, como 'O Menino Maluquinho', de Ziraldo, assim como autores amazônidas.
O professor de Língua Portuguesa Andersen Medeiros, idealizador do projeto, falou sobre a importância da iniciativa para os estudantes e destacou as ações realizadas por meio da iniciativa na escola, como o workshop feito no Dia Nacional da Literatura Infantil. “O projeto estimula o desenvolvimento da leitura na escola e desperta os estudantes a conhecer obras importantes da literatura. O workshop que fizemos tem como escopo fazer com que o aluno conheça os grandes narradores de obras infantis e juvenis, bem como de narradores da nossa Amazônia. O projeto continua em sala de aula”, disse.
O estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Enzo Xavier, destacou o que achou de mais interessante no trabalho. “A atividade proposta pelo professor foi a pesquisa e apresentação sobre um escritor brasileiro infantil e, como o Ziraldo faleceu mês passado, achei que seria uma forma legal de homenagear. Aí comecei a fazer minhas pesquisas sobre a vida do autor, meu grupo se empenhou em fazer a decoração, cartaz, esse tipo de coisa”, explicou.
Texto realizado em colaboração com Igor Oliveira - Ascom/Seduc.