Governo do Pará apresenta fomento para o segmento industrial na FIPA 2024, em Belém
O evento é realizado de 22 a 25 de maio no Hangar - Centro de Convenções e Feiras, em Belém, com abertura oficial às 17h
O Governo do Pará tem como diretrizes criar um cenário de competitividade, atrair novos empreendimentos, promover a verticalização das cadeias produtivas e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável no território paraense. Nesse contexto, o Estado participa da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) deste ano, com o tema "Negócios e Sustentabilidade na Amazônia", apresentando as políticas públicas em estande governamental. O evento é realizado de 22 a 25 de maio no Hangar - Centro de Convenções e Feiras, em Belém, com abertura oficial às 17h.
A participação do Governo do Estado conta com a presença das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), de Turismo e do Banpará.
A FIPA é o maior evento do segmento industrial na Amazônia funciona como uma vitrine de tudo produzido pelas empresas que compõem o setor produtivo do Pará. Realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), há mais de 30 anos no estado, com edições a cada dois anos, o evento conta com o apoio do Governo do Pará.
No estande institucional, o visitante pode conferir junto à equipe técnica da Sedeme sobre as normas para a concessão de incentivos fiscais do Governo do Estado, que contribuem para o desenvolvimento do setor industrial do Pará. Essa política se destina às indústrias do pescado, agropecuária, agroindústrias e indústrias em geral, favorecendo a verticalização das cadeias produtivas.
Além das diretrizes sobre incentivos, a Sedeme, por meio da equipe técnica da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDICS/Sedeme), estará atuando nos quatro dias do evento. Durante esse período, o público poderá buscar orientações sobre as ações de apoio ao setor de indústria, comércio e serviços e micro e pequenas empresas. Além de informações específicas para apoiar empreendedores e empresas, que promovam os produtos paraenses do mercado nacional e internacional. Isso inclui iniciativas voltadas para micro e pequenas empresas (MPE’s), como a gestão eficiente dessas empresas, criando estratégias para o desenvolvimento econômico e suporte aos pequenos negócios em colaboração com os parceiros. Além disso, serão apresentadas as ações voltadas aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), caracterizados pela concentração geográfica de empresas, fornecedores, instituições de apoio e outros agentes econômicos interconectados em um mesmo setor ou cadeia produtiva.
O secretário em exercício da Sedeme, Carlos Ledo, enfatiza que a secretaria tem como missão desenvolver e implementar, de maneira sustentável, políticas de desenvolvimento econômico, minas e energia no Estado do Pará. “Isso inclui traçar planos e programas relacionados à indústria, comércio, serviços e recursos naturais, coordenando ações com outros órgãos do Poder Executivo. Quanto ao evento, a Fipa funciona como uma vitrine que apresenta o potencial dos produtos e serviços da base econômica paraense. Durante a realização da feira, é possível conferir tudo o que é produzido pelas empresas que compõem o setor produtivo do Pará. Além disso, o evento apresenta as novas tecnologias de mercado e oferece um ambiente propício para a realização de negócios promissores”, ressaltou o secretário.
Já a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) destaca as atividades voltadas para o desenvolvimento econômico do Pará e os benefícios ofertados para quem adquire uma área incentivada.
Para o presidente da Codec, Lutfala Bitar, a feira proporciona um excelente ambiente de negócios. "A FIPA é um espaço voltado para grandes oportunidades, onde estarão empresas de vários segmentos, e com isso, poderão conhecer um pouco mais sobre o que o governo do estado pode oferecer aos empresários que desejam investir no Pará. Temos quatro grandes distritos industriais, localizados em pontos estratégicos, com logística privilegiada, além disso, vamos apresentar o primeiro condomínio Industrial, do norte do país, que está sendo construído em Castanhal e que certamente trará muito benefícios aos investidores, mas também à população do nordeste do Estado, oportunizando mais emprego e renda", finalizou o presidente.
O diretor de Atração de Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina, adiantou o que poderá ser visto no estande do Governo do estado: “Nós vamos apresentar o condomínio industrial de Castanhal e as outras áreas incentivadas do Pará, além de disponibilizar todo o apoio técnico e domínio na área de desenvolvimento econômico. O empresário conhecerá as excelentes oportunidades de investimento que o Estado possui. Além do estande, onde poderá ser apreciado a nossa maquete do condomínio industrial, também teremos uma equipe que visitará os demais estandes para levar até o investidor as nossas competências", adiantou o diretor.
Sobre políticas Públicas de Incentivos Fiscais
Incentivos - O Estado concede incentivos fiscais por meio das Leis nº 6.489, de 27 de setembro de 2002, e 6.912, 6.913, 6.914 e 6.915, de 03 de outubro de 2006. As normas buscam, com outras ações e medidas governamentais, a consolidação de um processo de desenvolvimento econômico moderno e competitivo, socialmente mais justo e sustentável, com maior internalização e melhor distribuição de seus benefícios.
As empresas que aderem ao Programa recebem incentivo fiscal de 50% a 95%, tendo como prazo de fruição no mínimo sete e no máximo 15 anos, podendo ser prorrogada até o limite de mais 15 anos, totalizando 30 anos.
Sobre a Fipa
A Fipa é composta por uma feira de exposição de produtos e serviços de pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais. Além disso, há apresentações culturais, encontros técnicos, palestras, fóruns, rodadas de negócios, torneio de inovação e soluções tecnológicas. Durante os quatro dias do evento, também ocorre o Congresso Técnico, oferecendo oportunidades únicas para aprofundar conhecimentos e se atualizar com especialistas do setor.
Programação técnica
O Congresso Técnico da Fipa promoverá palestras, painéis e rodadas de negócios com temas atuais e relevantes para a indústria, como Transição Energética, Descarbonização, Sustentabilidade, Gestão Empresarial e rastreabilidade da cadeia produtiva. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável, alinhado às práticas ESG.
A entrada do evento é gratuita, com exceção da participação no congresso técnico. Os interessados devem se inscrever no site Sympla.