Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INICIATIVA

Corrida e caminhada do Meio Ambiente, em Belém, arrecadam ração para animais silvestres

Os interessados em participar do evento podem se inscrever mediante a doação de R$ 50,00 em gêneros alimentícios para animais silvestres, mediante apresentação do comprovante da compra. As inscrições vão até a quinta-feira, 23

Por Igor Nascimento (SEMAS)
19/05/2024 15h48

O Governo do Estado lança uma campanha de arrecadação de gêneros alimentícios para animais silvestres. A iniciativa serve como inscrição para a Corrida e Caminhada do Meio Ambiente, que ocorrerá no Parque do Utinga no próximo dia 8 de junho. A ação será realizada por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas).

Os interessados em participar do evento podem se inscrever mediante a doação de R$ 50 em gêneros alimentícios para animais silvestres, mediante apresentação do comprovante da compra. Doações de ração a granel, ou seja, sem a embalagem individual, não serão aceitas.

As inscrições estão abertas na sede da Semas, na Travessa Lomas Valentinas nº 2717, em Belém, nesta segunda-feira, dia 20, até quinta-feira, 23.

Doações de ração a granel, ou seja, sem a embalagem individual, e misturas com sementes e alpiste não serão aceitas.

Todos os produtos serão doados aos mantenedores parceiros da Semas, que efetuam os cuidados veterinários e tratam os animais até a posterior soltura.

As inscrições estão abertas na sede da Semas, na Travessa Lomas Valentinas nº 2717, em Belém, nesta segunda-feira, dia 20, até quinta-feira, 23.

Critérios para Doação

A doação de ração deve atender a critérios específicos para garantir a qualidade dos alimentos oferecidos aos animais.

Todos os produtos devem ser industrializados, extrusados, selados em suas embalagens originais, sem violação ou amassados, e com informações claras sobre o produto, data de validade, data de fabricação e lote.

“A campanha de doação de ração é vital para a proteção e nutrição da fauna silvestre local. A doação é uma forma de envolver a comunidade na proteção dos animais silvestres, que são parte integral de nosso ecossistema”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O'de Almeida.

Participação e Regulamento

O evento promete ser um dia de conscientização e atividade física, com 800 vagas para a corrida e 200 para a caminhada. Os participantes receberão um kit contendo todos os itens necessários para o dia do evento, incluindo a camisa oficial.

Os kits dos participantes, que incluem sacola, camisa, número, alfinete, regulamento e ticket de identificação, estarão disponíveis para retirada entre os dias 3 e 7 de junho de 2024. Apenas os corredores receberão chips de cronometragem, essenciais para a competição.

Regulamento e Categorias

O evento será rigorosamente monitorado para garantir a justiça e o cumprimento das regras. A largada será escalonada: PCD às 6h, corrida às 6h05 e caminhada às 6h10. Os participantes devem comparecer com 30 minutos de antecedência, vestindo a camisa do evento e com o número de peito visível. Atitudes antidesportivas, como cortar caminho ou atrapalhar outros competidores, resultarão em desclassificação.

Os corredores serão divididos nas categorias de servidores da Semas, não servidores e PCD, com subdivisões específicas para deficiência física, visual e intelectual. Todos que concluírem o percurso receberão medalhas de participação, e os três primeiros colocados em cada categoria serão premiados.

"Nosso objetivo é promover a sustentabilidade e incentivar a prática de atividades físicas ao ar livre. A Corrida e Caminhada do Meio Ambiente aliam atividade física à causa ambiental, destacando a importância da sustentabilidade em um dos estados mais biodiversos do Brasil. Não perca esta chance de participar e fazer a diferença", destaca o titular da Semas

Para mais detalhes sobre o regulamento e categorias da corrida, bem como informações sobre a retirada dos kits, acesse o link clicando aqui.

Lista de alimentos aceitos para animais silvestres:

- Alimento Extrusado para Primatas;
- Ração Nutrópica Extrusada para Papagaio;
- Ração Nutrópica Extrusada para Arara;
- Ração Nutrópica Extrusada para Tucano;
- Ração Nutrópica Extrusada para Jabuti;
- Papa pássaros filhotes em geral;
- Papa filhotes de Psitacídeos;
- Suplemento vitamínico, mineral e aminoácidos de uso veterinário;
- Suplemento proteico probiótico para alimentação animal;
- Ração úmida para recuperação de condições críticas, cirurgia, doença ou lesão;
- Suplemento vitamínico concentrado hipercalórico para nutrição enteral animal;
- Substituto de leite para filhotes;
- Leite Zero Lactose desnatado em pó.

Texto: Antônio Darwich - Ascom Semas