HGT realiza 2ª simulação para atendimento de usuários em situação de catástrofe
Com o intuito de capacitar, constantemente, sua equipe para agir de forma eficaz e eficiente em caso de acidentes de grandes proporções, respondendo prontamente a situações de emergência, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), realizou, nesta semana, a segunda edição do simulado do Plano de Contingência de Catástrofes (PCC) com treinamento do Time de Atendimento a Catástrofes (TAC), que teve início em abril deste ano, e se estenderá, mensalmente, até dezembro.
A ação de educação em saúde contou com a participação de 30 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Segundo o gerente assistencial do HGT, Milton Peixoto de Oliveira Neto, esse exercício estratégico simula resposta diante de uma emergência, representando um acidente envolvendo múltiplas vítimas, entre elas, crianças, adultos e gestantes.
O gestor destaca a importância do treinamento da equipe multiprofissional que é composta por várias especialidades, entre elas, traumatologia, ortopedia, cirurgia geral com serviços de maternidade, urgência e emergência em livre demanda, tendo em vista que o Hospital está inserido em uma região cortada por uma rodovia com tráfego incessante de veículos pesado. “É nosso dever estar, permanentemente, preparados para receber múltiplas vítimas, garantindo assim um atendimento resolutivo, qualificado, seguro e humanizado”.
Entre os usuários beneficiados pela assistência de baixa e média complexidade do HGT, está o agente de segurança Benilson Dias Câmara, 50 anos, que foi vítima de acidente de ônibus em que estava, ontem, 16. “O atendimento aqui é muito bom. Fiz uma tomografia, estou sendo medicado. Os colaboradores são bem eficientes, prestativos, graças a Deus. Eu estou me sentindo bem tratado aqui”, destacou usuário que obteve alta clínica nesta sexta-feira, 17.
Milton Peixoto ressalta ser crucial que os serviços de saúde possuam um plano de catástrofe hospitalar bem elaborado, contendo instruções detalhadas de trabalho que especificam os procedimentos a serem adotados em situações de extrema urgência.
Preparação - Para a realização da segunda fase do treinamento, uma das etapas que despertou grande interesse foi a produção das maquiagens dos personagens colaboradores “feridos atendidos” no evento, simulando lesões, ferimentos e sangramentos típicos de acidentes automobilísticos. "Cada maquiagem e preparação das lesões contou com a orientação dos profissionais da Assistência, para tornar os ferimentos realistas", explicou Dyones Alves, enfermeiro no HGT e responsável pela preparação das vítimas.
Para cada estudo de caso foi seguido um roteiro com avaliação da atuação dos grupos, a partir de um formulário de atendimento, check-list, contendo pontos críticos para assistência ao estudo de casos, que foi preenchido no decorrer da atuação por profissionais selecionados previamente, com itens conforme e não conforme, a partir do desempenho de cada grupo, com a finalidade de avaliar competências, atitudes e habilidades esperadas diante de cada cenário.
Foram abordados seis casos práticos: parada cardiorrespiratória seguida de intubação orotraqueal; hemorragia por trauma penetrante (empalamento); gestante com metrorragia associada à trauma; grande queimado (VAS); amputação traumática e criança grave. Cada caso representou uma situação clínica específica, desafiando os participantes a aplicarem seus conhecimentos e habilidades.
Dados de atendimento - Referência na assistência no sudeste paraense, a equipe multiprofissional do HGT realizou em 2023, 71.358 atendimentos Urgência e Emergência; e atendeu 1.881 vítimas de acidentes de trânsito.
Este ano, a estatística aponta o atendimento de 24.428 pacientes na Urgência e Emergência. O número de vítimas de acidente de trânsito alcançou 645 pessoas, sendo que vítimas de acidente por motocicleta lideram o ranking em 2023 e 2024.
O Hospital Geral de Tailândia tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, seis dos quais adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo SUS têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 99202-5964.
Texto: Vera Hojas - Ascom/HGT