Congresso debate uso racional de medicamentos no SUS
Esta é a segunda edição do evento e teve como tema as “Estratégias de Articulação em Rede para Promoção do Acesso e Uso Racional de Medicamentos”, em debateu as principais estratégias adotadas pela Assistência Farmacêutica Estadual
Nos dias 16 e 17 de maio, Belém recebeu o II Congresso Paraense de Assistência Farmacêutica, evento organizado pela Associação do Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde com apoio científico do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).
Esta é a segunda edição do evento e teve como tema as “Estratégias de Articulação em Rede para Promoção do Acesso e Uso Racional de Medicamentos”, em que se debateu as principais estratégias adotadas pela Assistência Farmacêutica Estadual para promoção do acesso e uso racional de novas tecnologias no SUS, e propôs alternativas visando a sustentabilidade do sistema de saúde.
Durante o evento foi realizado o II Encontro Estadual de Farmacêuticos da Sespa. “Foi uma iniciativa que se constituiu em um espaço propositivo de debates e trocas de experiências entre diferentes atores do sistema de saúde, visando nortear e contribuir para melhoria da Assistência Farmacêutica pelo SUS no Pará”, pontua Tatiana Gurjão, chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da Sespa.
Presente no primeiro painel do Congresso ocorrido nesta quinta-feira, o secretário adjunto de Gestão Administrativo da Sespa, farmacêutico Edney Pereira, que na ocasião discorreu sobre “Financiamento da Assistência Farmacêutica e Sustentabilidade do SUS: Onde Estamos e Para Onde Vamos”, ao lado de Luiz Henrique d’Utra, da Secretaria de Saúde da Bahia.
“Ressaltamos a importância e a inovação desse congresso, que traz à tona a importância do uso consciente e responsável de medicamentos, o que é fundamental para a saúde pública, a segurança dos pacientes e a sustentabilidade econômica do sistema de saúde, sendo uma das diretrizes principais do SUS”, destacou Edney Pereira.
Realizado na tarde desta sexta-feira, 17, o II Encontro Estadual de Farmacêuticos da Sespa contou com os painéis “Gestão da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde Pública do Pará. CEAF no Pará: Desafios, Avanços e Perspectivas” e “Panorama do Qualifar - SUS no Estado do Pará”, com os palestrantes da Sespa Larisse Oliveira, Samuel Sena e Nilcíria Pereira, respectivamente.
Houve ainda as mesas redondas “Experiências Exitosas da Assistência Farmacêutica do Estado do Pará: Estratégias de Redução de Glosas de APAC do CEAF, com os palestrantes Andréa Neves e Iury Ferreira, da Sespa, e “Judicialização do Acesso a Medicamentos na SESPA: Contribuições da Assistência Farmacêutica”, com Andreza Rocha, Jocileide Gomes e Suzy Lopes, também da Secretaria.
A programação contou também com a palestra “O Farmacêutico como Ator na Cadeia de Logística Reversa de Medicamentos”, com Edina Raquel Meneses, e “Aquisição de Medicamentos no âmbito da Sespa: Desafios e Possibilidades”, com Orniuse Bezerra Lima e Joseane Zanella.