Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HONRARIA

Coordenadora do NEL recebe distinção nacional na área de Educação Física

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/12/2015 14h16

A professora Ana Glória Guerreiro foi agraciada, em Brasília, com a honraria Professor Manoel José Gomes Tubino, concedida a 32 profissionais de Educação Física de todos os estados da Federação que se destacaram em 2015. A indicação foi feita pelo deputado federal Hélio Leite, em razão do trabalho desenvolvido à frente do Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria de Estado de Educação (NEL/Seduc), incentivando a prática do esporte na escola e a participação de jovens atletas dos 144 municípios paraenses nos Jogos Estudantis do Pará.

Ana Glória Guerreiro entrará para a história ao receber a medalha de nº 3 que leva o nome do professor, pesquisador e conferencista Manoel Tubino, que dedicou 40 anos à atividade física no Brasil no exterior. Concedida pela primeira vez pela Frente Parlamentar Mista de Atividade Física para o Desenvolvimento Humano da Câmara dos Deputados, a honraria foi entregue em cerimônia realizada na última terça-feira, 8, no salão nobre do Congresso Nacional, em Brasília.

 “Como profissional, é uma honra muito grande receber essa medalha porque o professor Manoel Tubino foi um ícone para os educadores físicos, deixando um material riquíssimo para que seus sucessores pudessem trabalhar a Educação Física para o desenvolvimento humano. É gratificante também saber que fui escolhida para receber uma medalha por um parlamentar que admira e respeita a minha prática. Só demonstra que a equipe do NEL está no caminho certo”, comentou Ana Glória Guerreiro.

Ana Glória Guerreiro é professora de Educação Física, formada pela Escola Superior de Educação Fisica, com especialização em Ciências Políticas pela Universidade Gama Filho e pelo Instituto Teotônio Vilela, e especialização em Administração Escolar pela PUC de Minas Gerais. Foi atleta de ginástica olímpica nos Jogos Estudantis do Pará e Jogos Estudantis Brasileiros e ingressou em 1980, por meio de concurso, no Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc, atuando como professora e técnica de Ginástica Rítmica.

Há seis anos à frente da coordenação do NEL, Ana Glória Guerreiro tem realizado um trabalho de propagação do esporte escolar para todos os municípios paraenses, incentivando a prática esportiva nas escolas estaduais para fomentar a participação dos estudantes da rede pública de ensino em campeonatos regionais e nacionais.

O carro chefe do NEL são os Jogos Estudantis do Pará, que a cada ano ganham a adesão de mais municípios, incentivando a prática do esporte escolar nas escolas públicas e destacando jovens talentos para as seletivas municipais e regionais que ocorrem de março a junho, em vários municípios-sede, além das etapas metropolitana e estadual, que acontece em agosto, em Belém, e seleciona os atletas para os campeonatos nacionais do Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza e Londrina, e as Paralimpíadas Escolares, em Natal.

Só em 2015, o NEL/Seduc garantiu a participação direta de 14 mil estudantes das escolas públicas e particulares nas seletivas regionais e estaduais dos Jogos Estudantis do Pará, atingindo indiretamente 25 mil estudantes de todo o Estado que participaram das seletivas municipais. O trabalho de divulgação do esporte escolar no interior do Estado também vem dando resultados positivos para as Paralimpíadas Escolares, com a disseminação do esporte adaptado por meio de oficinas para os professores de Educação Física.

“Priorizamos os nossos alunos e professores. Nossa meta é organizar  ações simples, mas de qualidade e que tenham uma sequência de funcionamento. Aqui, todo ano nossos alunos sabem que tem data certa para participar das competições regionais e nacionais porque há um cronograma previamente discutido e deliberado pela equipe”, enfatiza a coordenadora.

Além disso, o NEL tem a missão de incentivar a prática do esporte com o Treinamento Desportivo, que consiste no incremento de 40h na carga horária do professor de Educação Física para estimular a participação dos alunos das escolas estaduais paraenses nos Jogos Estudantis do Pará. As inscrições são abertas a professores de Educação Física das escolas públicas do estado e são realizadas de 15 de dezembro a 30 de abril.

O  NEL também garante a participação de nove mil estudantes da rede estadual, idosos e pessoas da comunidade nas atividades que são ofertadas em dez polos esportivos distribuídos nos municípios de Belém, Castanhal e Santa Izabel. A programação inclui as midalidades de ginástica rítimica, ginástica olímpica, dança, hidroginástica, futsal, voleibol, handebol, bocha, badminton, basquetebol, judô, karatê e luta olímpíca.