Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa convoca doadores para abastecer estoque de sangue no fim do ano

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/12/2015 10h55

Em função da proximidade das festas de fim de ano, o estoque de sangue da Fundação Hemopa está em declínio, com redução de 20% das coletas, em comparação ao mesmo período do ano passado. Diante da situação, o hemocentro convoca a população para doar sangue e colaborar para restauração do estoque. O atendimento da demanda transfusional pode ser comprometido com a evasão de doadores, que atinge não apenas o Pará, como também a hemorrede brasileira.

“Mesmo neste período festivo e de férias escolares, a necessidade dos pacientes continua e até aumenta nesta época devido ao proporcional amento no número de intercorrências. Por isso aguardamos os voluntários à doação de sangue para que possam vir fazer este ato tão importante e salvas centenas de vidas”, diz a assistente social Lilian Bouth, do Hemopa.

Doadora há três anos, a atendente Luciane Dutra, 24, mora no bairro do Coqueiro, em Ananindeua. Ela começou a doar desde quando a mãe de uma amiga precisou e depois disso continuou praticando a doação espontaneamente. Pela primeira vez ela fez doação na Estação de Coleta do Castanheira. "Achei ótimo ter esta unidade aqui. A sede era muito longe para mim. Agora fica a cinco minutos de casa. É muito bom porque ficou muito mais fácil ajudar", frisa.

O agricultor Firmino Lima, 61, recebeu seis bolsas de sangue enquanto esteve internado no hospital. “Enquanto eu aguardava por cirurgia no estômago, precisei receber o sangue de outras pessoas, que eu nem sei quem são. Recebi porque elas fizeram a doação e com isso ajudaram no meu tratamento”, conta.

Assim como Firmino Lima, muitas pessoas que passam por algum procedimento cirúrgico ou são portadores de outros males também necessitam de transfusões. Outras sofrem de doenças hematológicas e precisam do sangue para sobreviver. Enquanto iso, o Hemopa vem enfrentando dificuldades para manter a quantidade ideal de bolsas com sangue. Isso reforça a responsabilidade da rede hospitalar, que precisa incentivar familiares, acompanhantes e amigos de pacientes para contribuir.

O hemocentro faz campanhas externas e convoca doadores de todos os tipos sanguíneos já cadastrados ou novos, que podem ajudar a suprir a demanda do estoque. As campanhas serão encerradas neste sábado (12), em parceria com a Escola Oneide de Souza Tavares, no conjunto Cidade Nova VI, em Ananindeua, das 8h às 16h. Ao longo deste ano, foram 17 ações, com média de 134 comparecimentos de voluntários.

Neste fim de ano, o funcionamento segue normal, exceto nos dias 25 e 1º de janeiro, quando o Hemopa não abre. Nos dias 26 e 2 de janeiro, o atendimento e das 7h30 às 13h. Podem doar sangue pessoas com boa saúde e idade entre 16 e 69 anos. Menor de 18 anos doa somente com autorização dos pais ou responsáveis. É preciso pesar acima de 50 quilos e portar documento de identidade original com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três meses.

Serviço: o Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e a Estação de Coleta Hemopa Castanheira fica no térreo do Pórtico Metrópole, que dá acesso ao shopping Castanheira. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações: 0800280-8118.