Hemopa encerra campanhas de 2015 e conclama população para doar sangue
No último sábado (12), a Fundação Hemopa encerrou as campanhas externas de coleta de sangue de 2015. A última ocorreu na Escola Oneide de Souza Tavares e contabilizou cerca de 50 doações. Paralela a esta encerrou-se a campanha nacional “Sangue Corinthiano”, relializada por torcedores do clube paulista, que acumulou aproximadamente 350 doações de sangue durante o ano. Estas ações são planejadas pelo Hemopa por meio da Gerência de Captação (Gecad) para garantir o abastecimento do estoque de sangue do hemocentro que atende a toda rede hospitalar estadual composta por 230 hospitais.
Ao longo deste ano, foram 17 campanhas externas com instituições parceiras, com média de 134 comparecimentos de voluntários. Um exemplo é a dona de casa Fabrícia Oliveira, 26, que começou a doar sangue este ano incentivada pela “Sangue Corinthiano” e retornou ao hemocentro para realizar sua segunda doação. “Acho muito bom, tanto pra quem doa, quanto pra quem precisa e recebe. Por meio da campanha podemos ajudar muitas pessoas”, frisou.
O jornalista Danilo Pires, 28, aproveitou o dia de folga para praticar este ato solidário. Ele contou que conheceu a causa há quatro anos, durante a gravação de uma matéria na sede do Hemopa, quando um clube de futebol paraense promoveu uma campanha e trouxe os jogadores. O jornalista se informou dos procedimentos, da necessidade e no mesmo dia se tornou doador. ”Quando eu conheci todo o trabalho que a Fundação realiza, vi a importância e as dificuldades enfrentadas por eles em captar mais doadores. Então resolvi doar e me tornei um doador regular, pelo menos duas vezes por ano eu venho”, declarou.
Para a assistente social da Gerência de Captação da instituição, Nilvete Smith, são esses voluntários de torcidas, clubes, igrejas, forças armadas, empresas, órgãos públicos e a população de maneira geral, que mantém o estoque do Hemopa. As campanhas são de fundamental importância para o serviço prestado à sociedade, pois estimula parceiros e sensibiliza novos doadores. ”Por isso toda pessoa que se propõe a este ato é importante pra nós. Pois cada doação vale muito para as pessoas que estão nos hospitais necessitando dessa ajuda, principalmente neste período. Portanto, neste natal procure o Hemopa e dê de presente para alguém o que ela mais precisa que é a vida, porque ao doar sangue você está doando vida”, explicou Nilvete Smith.
Neste fim de ano, o funcionamento segue normal, exceto nos dias 25 e 1º de janeiro, quando o Hemopa não abre. Nos dias 26 e 2 de janeiro, o atendimento é das 7h30 às 13h. Podem doar sangue pessoas com boa saúde e idade entre 16 e 69 anos. Menor de 18 anos doa somente com autorização dos pais ou responsáveis. É preciso pesar acima de 50 quilos e portar documento de identidade original com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três meses.
Serviço: o Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, Batista Campos, e a Estação de Coleta Hemopa Castanheira fica no térreo do Pórtico Metrópole, que dá acesso ao shopping Castanheira. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações: 0800280-8118.