Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Curso de educação física da Uepa arrecada alimentos em programação natalina

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/12/2015 18h40

O curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa) fez na última sexta-feira (11) o 1º Festival de Natal. Danças, teatro, luzes, Papai Noel, arrecadação de alimentos, vendas de comidas e artesanatos compuseram a programação. O evento ocorreu no campus III, localizado na Avenida João Paulo II, em Belém.

O festival uniu ação social e cultura. A entrada equivalia a um quilo de alimento não perecível. Até o fim da programação, cerca de 400 quilos foram arrecadados e doados pela Uepa ao Centro Social Santo Agostinho, em Canudos, que desenvolve projetos educativos, culturais e de saúde com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

O Madrigal da Uepa abriu as apresentações com músicas brasileiras natalinas. Adolescentes do grupo Bonecas de Retalho, do Centro Social Santo Agostinho, dançaram ao som de “Sítio de Pica-Pau Amarelo”. “Imagine”, de John Lennon, foi a música escolhida pelo grupo da terceira idade para emocionar os convidados na apresentação com véus. Crianças e jovens do projeto Polo Esportivo, em parceria com o Núcleo de Extensão da Uepa, mostraram como a junção de composições paraenses e dança moderna consegue levantar o público.

Isabela Moraes, 18, foi uma das dançarinas. Para ela, a emoção em se apresentar numa programação de Natal é diferente. “É a primeira vez que danço nessa época do ano. É emocionante”, disse. A professora de Isabela, Leila Velasco, contou que as canções escolhidas para as coreografias lembram as festividades de fim de ano e ainda exaltam o Pará. “Na música interpretada pela cantora paraense Letícia Secco, ‘Da minha terra o meu povo’, ela fala das riquezas que temos no Estado e finaliza com o hino do Pará. É como se fosse um medley”, explicou.

As crianças também puderam fazer uma “Visita à casa do Papai Noel”. O bom velhinho tirou foto e ainda ouviu os pedidos de Natal de cada um dos pequenos. Segundo a coordenadora do festival, Luciana Mescouto, o evento abriu as portas da Uepa para receber a comunidade e ainda envolveu os acadêmicos em atividades complementares de extensão. “Os alunos planejaram e executaram tudo. Com esse evento estamos tentando abraçar a extensão, a comunidade, e promover entretenimento e cultura natalina”, ressaltou.