Crianças do entorno do Mangal das Garças são atendidas pelo Natal D’Água
Cem crianças do entorno do Parque Mangal das Garças e da comunidade Vila da Barca em Belém vivenciaram um natal antecipado, nesta segunda-feira, 14. A programação faz parte do projeto Natal D’Água com apoio da Organização Social Pará 2000, que administra o parque.
A manhã especial iniciou no entorno do Memorial Amazônico da Navegação, com a apresentação do Coral Pequenos Encantadores, do bairro da Sacramenta, que chamou a atenção das crianças.
Os palhaços Pierierieca, Jojoca, Rubilota e Chorona da Trupe de Bubuia animaram a programação com uma versão bem humorada e lúdica sobre o nascimento de Jesus. “Essa foi a primeira vez que participei do Projeto. Gostei dos palhaços, eles são muito divertidos, eu ri bastante”, conta Emanoel Diogo Catete, de 12 anos, da comunidade da Vila da Barca.
Em seguida o Papai e a Mamãe Noel cativaram os sorrisos de todos e distribuíram os brinquedos para os meninos e meninas. “Eu não sei dizer do que gostei mais, o coral, o teatrinho e os brinquedos. Gostei de todos os momentos. Foi uma manhã muito legal”, comentou Luciene de Sousa, de 8 anos.
“O projeto nasceu para atender os ribeirinhos, com a necessidade passamos a atender mais comunidades. Ficamos muito felizes por participar deste projeto e promover esta manhã festiva para cerca de cem crianças do entorno e da Vila da Barca”, destaca Eneida Almeida, diretora de demandas do Núcleo de Articulação e Cidadania.
“É uma grande honra para nós da Organização Social Pará 2000 receber o Natal D’Água no Mangal. Ver o sorriso e a inocência das crianças é muito bom e gratificante”, frisou Alano Pinheiro, presidente da OS Pará 2000.
O projeto - O Natal D'Água é promovido pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), ligado à Casa Civil da Governadoria, em parceria com a Associação Rede Solidária Pará e instituições da sociedade civil e entidades ligadas à classe empresarial paraense. O projeto social foi idealizado pela primeira dama, Ana Jatene, em 2011, para atender apenas os ribeirinhos de ilhas do entorno de Belém, mas cresceu e hoje beneficia milhares de famílias em vários municípios do Pará.
O projeto ocorre até o fim do mês, em comunidades e ilhas de 16 municípios: Abaetetuba, Acará, Ananindeua, Barcarena, Bragança, Cachoeira do Arari, Igarapé-Miri, Inhangapi, Marituba, Melgaço, Soure, Salvaterra, Santa Bárbara do Pará, São Caetano de Odivelas, São Miguel do Guamá e Belém.
A expectativa para 2015 é repetir as distribuições do ano passado e atender cerca de 100 mil pessoas com a entrega de brinquedos e cestas básicas em mais de 300 comunidades. Em 2014 foram arrecadadas mais de 140 toneladas de alimentos, que beneficiaram mais de 14 mil famílias e cerca de 60 mil brinquedos para crianças carentes. Durante os cinco anos de projeto, já foram arrecadados mais de 500 toneladas de donativos e mais de 200 mil brinquedos.