Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Municípios Pilotos do Pacto pela Educação avaliam resultados de 2015

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/12/2015 12h13

Representantes de 18 Municípios Pilotos do programa Pacto pela Educação do Pará participaram na tarde desta segunda-feira, 14, de uma reunião de trabalho na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o objetivo de elencar os resultados das atividades realizadas ao longo deste ano. O levantamento será apresentado ao governador Simão Jatene nesta terça-feira, 15, durante o Encontro dos Municípios do Pacto, que acontecerá no Palácio do Governo.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Cláudia Hage, a reunião de trabalho serviu para avaliar o que já foi feito e iniciar o planejamento das ações do Pacto para 2016. Para ela, o grande mérito do Município Piloto do Pacto é a integração entre os diferentes setores e esferas de governo em prol de um objetivo comum, que é a melhoria da qualidade da educação no Pará. "Juntos podemos fortalecer as bases educionais e tornar o Estado uma referência nacional na transformação da qualidade do ensino público”, explicou.

A secretária de Educação de Moju, Lúcia Cristo, destacou que o Pacto pela Educação estreitou a relação entre município e Estado e levou inúmeras formações para os professores da rede municipal. “É preciso que se fortaleça esta união para que se alcance uma educação com qualidade em todas as escolas localizadas no território paraense.”

Em cada um dos 18 municípios pilotos foi estabelecida uma parceria envolvendo prefeitura, Seduc e uma organização parceira, empresa ou organização não governamental. São eles Almeirim, Bonito, Canaã dos Carajás, Curralinho, Juruti, Melgaço, Moju, Ourém, Paragominas, Primavera, Salinópolis, Salvaterra, Santa Bárbara do Pará, Santarém, São Miguel do Guamá, Tailândia, Tracuateua e Ulianópolis.

Uma das iniciativas de destaque obtidas nesse contexto foi a Ação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que envolveu mais de mil conselheiros de instituições públicas desses municípios. Essa formação foi realizada por meio da parceria entre os Tribunais de Contas do Estado e do Município, Seduc, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e prefeituras.

Também foram instalados e estão em atividade os Comitês Municipais do Pacto, que têm o papel de articular diferentes áreas - Assistência Social, Saúde e Segurança Pública, entre outras - e organismos não governamentais em prol da melhoria dos índices educacionais em todos os níveis.