Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO

Mostra de dança reúne escolas públicas em homenagem aos 400 anos de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/12/2015 10h49

O teatro Margarida Schivasappa recebeu na noite desta quarta-feira, 16, a XII Mostra de Dança do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação. A programação, pautada no tema “Belém 400 anos – cidade de muitos encantos”, em homenagem ao aniversário de 400 anos da capital paraense, reuniu centenas de pessoas que prestigiaram as apresentações preparadas pelos alunos das escolas estaduais, Polos Esportivos e Polos Pro Paz e que encerraram as atividades do ano letivo. 

Os estudantes e professores elaboraram suas coreografias destacando a história de Belém, seus pontos turísticos, símbolos e suas manifestações culturais, desde a fundação da cidade até os dias atuais. Segundo Mônica Altman, coordenadora do Pro Paz Escola, o evento é uma oportunidade de mostrar ao público em geral o trabalho que é feito pelas escolas e a importância da prática da dança para desenvolvimento físico, intelectual e social dos jovens. “Esse evento abre um espaço único para que possamos mostrar esse trabalho e dar às crianças a chance de serem os protagonistas de uma cultura de paz. Cada estudante que permanece conosco no horário complementar da escola, desenvolvendo alguma atividade esportiva, artística ou cultural, é um a menos nas ruas. Isso, para nós, é uma vitória.”  

Adrielli Santos, aluna da Escola Estadual Acassio Felício Sobral, localizada no bairro da Terra Firme, apresentou junto com os colegas do Polo Pro Paz da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o espetáculo "Brinquedos de Miriti". “Estou encantada com tudo que está acontecendo hoje e muito contente por participar e contribuir com este evento maravilhoso.” Ela e o grupo escolheram os brinquedos de miriti como tema da apresentação por serem um dos principais símbolos do Círio de Nazaré e por imprimirem às procissões da quadra nazarena mais cor, arte e vida. As peças são fabricadas por artesãos de vários municípios, porém a maior produção é proveniente de Abaetetuba.    

A programação trouxe ainda os espetáculos “Índios-Primeiros Habitantes”, “Belle Epoque”, “Crianças de Belém, das brincadeiras aos esporte”, “Planeta Água”, “Círio de Nazaré”, “A Fé” e “Quando a chuva cai”. Um dos destaques da noite ficou com a performance “Nas praças de Belém”, trazida por alunos da Escola Estadual Isaura Baia, do município de Mocajuba, que conta um pouco da história das praças de Belém. A ela seguiram-se ainda “Ver-o-Peso da Força paraense”, “Mangal das Garças”, “Corpos”, “Noites de Belém” e “Pra Dançar Carimbó”. A última apresentação da noite foi a do Gran Ballet NEL, com o espetáculo “A Coroa Mágica e o Reino dos Caramelos”, em homenagem a uma das integrantes do grupo, Lana Silva, que faleceu neste ano.

A coordenadora do NEL, Ana Glória Guerreiro, comemorou o resultado da mostra e diz que está otimista para a mostra do próximo ano. “Estou extremamente emocionada e feliz com tudo o que vi este ano. É importante mostrar o trabalho desses professores e alunos. O nosso desafio para 2016 é levar o espetáculo para o Theatro da Paz”, destacou.  

O evento também teve cunho beneficente, os ingressos para a mostra de dança foram trocados por alimentos não perecíveis que serão destinados às obras assistenciais da Casa do Menino Jesus III e à creche Cordeirinho de Deus.