Governo do Estado entrega nova escola para comunidade de Mosqueiro
O governo do Estado entrega nesta sexta-feira, 18, mais uma escola à comunidade, como parte dos compromissos assumidos pelo Pacto pela Educação do Pará. O novo estabelecimento de ensino vai beneficiar os moradores do bairro do Aeroporto e adjacências, na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. A Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo conta com 12 salas de aula e deverá receber, em média, 500 estudantes já no próximo ano letivo. A inauguração será feita pelo governador Simão Jatene e pela secretária de Educação, Ana Cláudia Hage.
A escola é fruto de um convênio com o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 4.840.544,74. Do total orçado, R$ 930.932,14 é contrapartida do Tesouro Estadual. A escola leva o nome do educador Padre Eduardo, que lecionou em várias escolas da Ilha de Mosqueiro, e está situada entre as ruas Rodrigues Apinagés e Camilo Salgado, conhecida como Rua do Aeroporto.
A construção da escola trouxe vários benefícios para a comunidade, já que todo o entorno passou por revitalização, com construção do meio fio, calçada e pavimentação da Rua do Aeroporto, feitos pela Prefeitura de Belém. Os moradores também aproveitam para ganhar uma renda extra, abrindo pequenos negócios na frente das casas, na expectativa do aumento do fluxo de pessoas na área.
A inauguração da escola é motivo de comemoração para a dona Eduvirges de Oliveira, de 75 anos. Há dois anos ela mantém um ponto comercial em frente de casa, onde vende açaí, bombons e bijuterias, mas se ressente do pouco movimento. “A situação está difícil e o movimento cada vez menor, mas a gente espera que essa escola venha beneficiar os profissionais daqui e também melhorar a vida de quem trabalha com vendas."
Segundo o gestor da 19ª Unidade da Seduc na Escola (USE 19), José Luiz Botelho, a inauguração da escola também resolverá a questão da demanda por vagas para alunos da comunidade. Uma pesquisa feita por lideranças locais constatou que quase 200 alunos estão sem estudar ou não conseguiram vaga em escolas próximas de suas casas. “Agora, os estudantes que moram aqui no bairro e estão matriculados em escolas que ficam distantes poderão pedir sua transferência, caso queiram”, disse o gestor.
Demanda - A dona de casa Suelen Kelma Santos Araújo, 28 anos, aproveitou a tarde desta quarta-feira, 16, para tirar dúvidas sobre o período de matrícula na escola. Ela parou de estudar depois que a primeira filha nasceu, há seis anos, e agora se animou a retomar os estudos, já que mora bem perto da nova escola. “Parei no primeiro ano do Ensino Médio porque engravidei e há tempos que estava querendo voltar, só que nunca dava porque as escolas disponíveis eram sempre longe. Agora ficou mais fácil”, comemorou.
A amiga Pamela Geovana, 17 anos, aluna da Escola Estadual Abelardo Conduru, localizada no bairro do Carananduba, também aproveitou para pegar informações. “Como vou morar na casa da Suelen, fica mais perto estudar aqui. Então, vou pedir minha transferência para cá”, explicou a jovem, que em 2016 irá cursar o 3º ano do Ensino Médio.
Equipamentos – A Seduc cuida dos últimos preparativos para a inauguração. A responsável pela Coordenação de Recursos e Materiais da Secretaria, Sônia Sousa, informa que os equipamentos permanentes vem sendo entregues desde o início do primeiro semestre. “Já entregamos todo o mobiliário da escola, cadeiras, poltronas e splits e agora entregamos os kits dos laboratórios multidiscipliares, fogão, bebedouro, liquidificador e os kits de merenda escolar, com copos, colheres e as cumbucas.”
Estrutura - A escola tem 5.216,97 metros quadrados que abrigam seis blocos de área construída, conforme o novo padrão do Ministério da Educação para as escolas de Ensino Médio. O prédio possui um bloco administrativo com sala dos professores, de reuniões, direção, secretaria e sala de orientação educacional. O bloco de recreio coberto possui banheiros, cozinha, depósito de louça, merenda e material de limpeza. Há ainda um bloco com biblioteca, sala de artes, sala de vídeo e laboratório multidisciplinar com estrutura e equipamentos para aulas práticas de física, química e matemática.
Outros dois blocos abrigam seis salas de aula, cada uma com 56 metros quadrados e capacidade para 30 alunos, equipadas ar condicionado. Além disso, a escola tem um auditório com capacidade para 80 pessoas e uma quadra coberta com sala de Educação Física, depósito, dois vestiários (feminino e masculino), arquibancada e uma guarita para segurança armada.