Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup e comunidades discutem medidas de segurança em Roda de Conversa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/12/2015 16h38

Dirigentes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) se reuniram nesta quinta-feira (17), na sede da instituição, com integrantes dos Conselhos de Segurança Pública (Conseg), da capital e das demais cidades da região metropolitana e de outras regiões paraenses. A iniciativa da “Roda de Conversa com a Comunidade” foi proposta pela Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), com o objetivo de aproximar a população dos representantes do Sistema de Segurança e discutir medidas de segurança que auxiliem na redução da criminalidade no Estado.

O titular da Segup, Jeannot Jansen, juntamente com o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Hilton Benigno, e a diretora da Diprev, delegada Silvia Rêgo, receberam os representantes dos Consegs dos bairros do Guamá, São Brás, Tenoné, Tapanã, Curió Utinga e Terra Firme, e também do distrito de Outeiro e dos municípios de Benevides, Parauapebas e Barcarena. Também participaram o assessor da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), da Polícia Civil, Luiz Monteiro, e a assistente social da gerência de Captação de Doadores do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Nilvete Nunes.

O secretário Jeannot Jansen disse que o trabalho de prevenção contribui para a queda dos índices de criminalidade, com a conscientização da sociedade. “Investir em oportunidades de discussão sobre esses temas gera resultados significativos e mostram como as pessoas também podem contribuir para a segurança de todos. Pretendemos intensificar as ações de prevenção com trabalhos direcionados a crianças e adolescentes”, assegurou.

Na oportunidade, os participantes assistiram a palestras e receberam certificados. A psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) Eveny Teixeira proferiu palestra sobre “Formas de Violência Contra a Mulher”. Em seguida, a nutricionista Dielly Nascimento deu dicas sobre “Alimentação e Saúde”.  O ciclo de palestras foi finalizado com o tema “Violência Sexual Contra Criança e Adolescente”, pela gerente de Grupos Vulneráveis da Diprev, Eli Pinheiro.

A delegada Silvia Rego disse que a discussão dos temas "é importante para que a população se aproprie dos seus direitos e saiba procurar auxílio, caso seja necessário". Ela disse ainda que os Consegs também opinaram sobre os temas abordados durante a Roda de Conversa.

O presidente do Conseg de Barcarena, Faiçal Rasselem, disse que já ouviu confidências de mulheres que sofreram violência dos maridos. “Essa iniciativa é positiva, porque nos instrui e possibilita que repassemos essas informações para a comunidade de Barcarena e da Vila dos Cabanos. A gente se torna propagador dessas informações, que são de extrema importância para alertar a sociedade”, enfatizou.

Nilvere Nunes, do Hemopa, disse que Roda de Conversa é uma oportunidade de sensibilizar os integrantes dos Consegs para a doação de sangue. “No Brasil, apenas 2,9% da população doam sangue. No Pará, o índice é de 1,9% de doadores. Além da contribuição dos membros dos conselhos de segurança, esse encontro quer sensibilizá-los para que divulguem a importância da doação de sangue e se tornem multiplicadores da iniciativa”, esclareceu.