Policiais civis e militares são capacitados em Curso de Identificação Veicular
A Polícia Civil capacitou 100 policiais civis e militares no Curso de Identificação Veicular, promovido pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) e Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DRFVA), entre os meses de novembro e dezembro deste ano. A formação contou com treinamento prático e teórico sobre como identificar um veículo roubado ou furtado, ou mesmo com adulterações nas placas, chassis e outros sinais identificadores. A primeira turma iniciou as aulas em 13 de novembro e a última concluiu as atividades no dia 18 deste mês.
O curso foi ministrado no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, região metropolitana de Belém, pelos policiais rodoviários federais Harley Vinicius Tavares de Queiroz, Wagner Cantanhede Rodrigues e Silvio Pereira Brito. Segundo a diretora da Acadepol, delegada Marlise Tourão, o objetivo do treinamento foi promover o aperfeiçoamento dos policiais civis e militares para atuar na verificação da procedência e detecção de fraudes em veículos. Ela salienta que, atualmente, os crimes de furto, roubo e adulteração de veículos estão entre os delitos mais comuns registrados pelas Polícias em todo país.
Dentro desse contexto, detalha a policial, o mercado paralelo de venda e receptação de peças clandestinas coloca em risco a ordem financeira e a segurança do consumidor, pois a aquisição de peças oriundas de mercado ilegal estimula a criminalidade. "É imprescindível a atualização dos operadores da segurança pública para uma boa atuação na identificação veicular, de forma a garantir o combate efetivo e eficiente dessa prática delituosa."