Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO URBANO

Governo retoma obras do Projeto Tucunduba na próxima semana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/12/2015 10h13

O Governo do Estado retoma na próxima segunda-feira, 4 de janeiro de 2016, as obras do projeto Tucunduba. A ordem de serviço para a retomada foi assinada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e os recursos estão assegurados. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, 29, no salão da igreja Assembleia de Deus, no bairro da Terra Firme, durante reunião com os moradores dos cinco bairros beneficiados pelo projeto.

O diretor de saneamento da Sedop, Denys Ribeiro, informou que todas as etapas estão previstas no cronograma de obras, iniciando já no dia 4 pela ponte localizada na Rua Nossa Senhora das Graças, que vai receber reforço na estrutura para suportar o intenso fluxo de veículos que será desviado em virtude do fechamento da rua Celso Malcher, previsto para o dia 18 de janeiro de 2016.

A rua Celso Malcher é uma das principais vias de acesso do bairro da Terra Firme. A Prefeitura Municipal de Belém já está fazendo a dragagem do canal. Neste trecho, está sendo executado serviço de desobstrução da ponte sobre o canal, com a retirada do excesso de lixo e entulhos, reduzindo o alagamento permanente da via e durante o período de chuvas que se aproximam. Segundo o diretor da Sedop, o prazo estimado para o fechamento da Celso Malcher é de 90 dias.

Enquanto a obra estiver sendo executada na rua Celso Malcher o trânsito será interrompido. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), por meio do representante do órgão de trânsito da Prefeitura Municipal de Belém, engenheiro civil Luiz André, apresentou duas alternativas de mobilidade de transportes para atender os moradores durante o período da interdição. Durante a reunião foi definido que os ônibus farão o percurso de saída e chegada pela rua Nossa Senhora das Graças, que nesse intervalo já estará com estrutura reforçada para receber o fluxo de veículos. Não será feita nenhuma alteração quanto ao ponto de partida e chegada dos coletivos. Todos sairão do final da linha das respectivas empresas.

Nessa primeira fase de retomada da obra serão duas etapas de serviços: as frentes de trabalho nas duas pontes -, nas ruas Nossa Senhora das Graças e Celso Malcher -, e a instalação do canteiro de obras na rua São Domingos da empresa responsável pela execução da obra, com data prevista de conclusão em dezembro de 2016.

A notícia de retomada do projeto foi comemorada pelo morador da passagem Santa Helena, Jadson Barata, 47 anos, nascido e criado na Terra Firme, local onde passou a infância tomando banho no igarapé da rua Celso Malcher. Atualmente, o igarapé não existe mais, no lugar, apenas um canal poluído. “Ver o local recebendo melhorias com o projeto do Tucunduba é um sonho realizado, representa qualidade de vida pra todos os moradores”, destacou o morador.

Trabalho social - A Sedop desenvolve na área de influência do projeto ações sociais voltadas às etapas de execução da obra, visando amenizar os transtornos e impactos durante a execução. A diretora social da Secretaria, Bernadete Cruz Costa, ressaltou que o Tucunduba não é apenas obra física, representa uma obra de grande importância social que vai promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores dos bairros da Terra Firme, Guamá, Universitário, Canudos e Marco.