Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação "Boas Festas" cumpre mandados de prisão na RMB

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/12/2015 12h31

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira, 30, a operação "Boas Festas", que dá continuidade a outras operações realizadas ao longo do ano voltadas ao cumprimento de mandados judiciais de prisão e de recaptura de foragidos na Região Metropolitana de Belém. Ao todo, cerca de 150 mandados foram levantados no sistema de dados da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual e de Buscas e Capturas), da Polícia Civil. Até o final da manhã de hoje 32 pessoas já haviam sido presas. Todas foram apresentadas na Delegacia Geral, em Belém, onde foi montada uma estrutura para ouvir o depoimento dos presos, fazer perícia de corpo de delito e posterior encaminhamento ao Sistema Penitenciário.

No total, 288 policiais civis e militares da capital e dos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará participaram da operação. O trabalho iniciou às 6 horas, com a saída das equipes das sedes das delegacias e seccionais da Grande Belém com destino aos endereços dos procurados. Entre os presos estão acusados de crimes como tráfico de drogas, roubo, homicídio e estupro de vulnerável.

Segundo o delegado Claudio Galeno, diretor de Polícia Metropolitana, este ano nove operações como essa foram realizadas, uma média de uma a cada dois meses, com vistas ao cumprimento de mandados de prisão de pessoas comprovadamente envolvidas em crimes e que ainda estavam em liberdade. As ações resultaram na prisão de 500 pessoas no decorrer do ano, na Grande Belém. A operação "Boas Festas", salienta o delegado, é uma forma de mostrar à população que o Sistema de Segurança Pública continua trabalhando intensivamente mesmo na virada do ano.

Outro reflexo da operação é quanto à manutenção da segurança pública, já que garante mais tranquilidade à população ao retirar de circulação pessoas envolvidas em crimes. A operação "Boas Festas" é uma extensão de outras operações, como Xeque-Mate, Acorda, José!, Tucupi e Cai na Real, que têm por objetivo cumprir mandados judiciais em aberto.