Condutores de visitantes do Parque Estadual Monte Alegre recebem uniformes
Os condutores de visitantes do Parque Estadual Monte Alegre (Pema), no Baixo Amazonas, receberam kits de uniformes novos nesta quarta-feira (16). Capacitados pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) em boas práticas, segurança e sobre o patrimônio ambiental, cultural e arqueológico da área, eles são responsáveis pelas expedições realizadas na Unidade de Conservação (UC).
“Esse é um legado muito positivo que a empresa Nissam – responsável pela entrega – deixa ao Parque, seus condutores e visitantes, pois irá auxiliar na identificação dos condutores e nos serviços que eles prestam aos visitantes que vem conhecer o Pema”, conta Andreia Dantas, turismóloga do Ideflor-Bio.
Foram entregues 26 kits com camisas, calças, botas e chapéus aos funcionários do Pema, que vivem nas comunidades que circundam a UC. O Parque guarda alguns dos sítios arqueológicos mais antigos da Amazônia, com pinturas rupestres de mais de 11 mil anos. São formas geométricas, mãos e plantas que prenderam a atenção dos 40 expedicionários da empresa japonesa.
Qualquer pessoa pode conhecer essas riquezas ao visitar o Pema, que conta com um complexo de musealização recém inaugurado, o qual permite o acolhimento dos visitantes e possibilita um melhor acesso e vista aos sítios arqueológicos, como a Serra da Lua, um paredão rochoso de cerca de 200 metros com diversas pinturas rupestres que podem ser vistas de perto em uma plataforma de contemplação.
Para fazer a visita com o acompanhamento de um dos condutores credenciados pelo Ideflor-bio, basta entrar em contato direto com eles ou com a Gerência do Parque Estadual Monte Alegre. O e-mail é [email protected]. Pelo e-mail também é possível solicitar o contato dos condutores.