Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO DE SINISTROS

Hospital Metropolitano recebe novos bombeiros civis

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/01/2019 15h59

Quatro bombeiros profissionais civis foram contratados para atuar no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. A medida visa garantir a integridade física dos colaboradores, usuários e acompanhantes, assim como também preserva o patrimônio, intensificando a segurança contra possíveis eventualidades dentro da Unidade.

De acordo com Carlos Henrique da Costa, que é técnico de Segurança do Trabalho no HMUE e formado como bombeiro civil, a contratação destes profissionais agregará o trabalho já desenvolvido pelo setor de brigadistas da Unidade, que conta com 55 voluntários. Todos foram capacitados para a devida prestação de atendimento em situações de emergência. Uma das atribuições destes profissionais é realizar vistorias no ambiente e nos equipamentos de combate a incêndio, emissão de relatórios de não conformidade, entre outros. “Com a atualização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB da Unidade e atendendo uma instrução técnica, foi feita a contratação dos bombeiros por turno, em uma escala de 12x36”, explica o profissional. 

Carlos conta que os bombeiros profissionais civis, realizam um curso de capacitação de 240 horas com temas sobre primeiros socorros e combate a incêndio, sendo que é preciso, de forma anual, ser feita a atualização, com curso de 120 horas por parte do profissional. “Eles promoverão treinamentos e orientações junto aos colaboradores quanto a prevenção de incêndio. E serão dadas as devidas orientações em situações de qualquer eventualidade”, enfatiza. 

A bombeira profissional civil do HMUE, Alessandra Rodrigues, se sente realizada com a profissão e de proporcionar a segurança para a equipe do Hospital. “Quando pequena queria ser militar. Não consegui, mas pude ser bombeiro que é um cargo que me proporciona amor a farda que visto e pelas pessoas. A parte do bombeiro é cuidar dos seres humanos, como, também, do patrimônio”, esclarece a profissional.