Escolas Estaduais preparam alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio 2017
As escolas da rede estadual de ensino realizaram, ao longo deste ano, ações de reforço à preparação dos estudantes paraenses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, a prova, considerada como a principal porta de entrada das maiores universidades e faculdades do País, acontece neste domingo (5) e no próximo (12).
E desde o dia 27 a Secretaria Adjunta de Logística Escola (Sale) - órgão da Secretaria de Educação responsável pela manutenção das escolas - trabalha na preparação dos estabelecimentos de ensino onde o exame será aplicado.
A movimentação para preparar os alunos começou no início do ano. Foi um esforço coletivo comum a um grande número de escolas mobilizadas pelas Unidades Regionais de Ensino (URE), no interior, e pelas unidades Seduc na Escola (USE), na região metropolitana de Belém.
Para dar conta do extenso conteúdo das provas, nos últimos dias 17 e 24 de outubro, os alunos da Escola Estadual Cordeiro de Farias, em Belém, participaram de dois simulados: o primeiro envolvendo as áreas de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas e Redação e, o segundo, com questões de Matemática e Ciências da Natureza, exatamente como é a prova oficial.
Ainda em Belém, a Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, promoveu aulões de reforço para o Enem aos sábados, desde o início do ano. Também na Terra Firme, no último dia 21, a Escola Estadual Celso Malcher realizou simulado de Português e Matemática para as turmas de 3º ano do Ensino Médio.
A 5ª USE promoveu, nos dias 18 e 19 de outubro, um programa de dois dias de aulas no Centur com a participação de 340 alunos das escolas Justo Chermont, Rodrigues Pinagé, Deodoro de Mendonça, Ulysses Guimarães, Orlando Bitar, Vilhena Alves, Benjamim Sodré e Dr. Freitas.
Na sequência, nos dias 25 e 26 de outubro, os estudantes das mesmas escolas participaram de dois simulados na Escola Estadual Justo Chermont, no bairro da Pedreira, quando puderam experimentar os padrões de aplicação das provas do Enem, incluindo a questão dos horários, pois, nos municípios paraenses, o horário das provas é diferente dos estados que adotam o Horário Brasileiro de Verão, este com uma hora adiantada (horário de Brasília).
Já no dia 24, houve aulão de revisão de Português e Matemática para as turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Augusto Olímpio. No mesmo dia, a Escola Estadual Acácio Sobral realizou simulado também para as turmas do 3º ano do Ensino Médio.
A Escola Estadual Acatauassu Nunes programou atividades de reforço para o Enem para o período de 24 a 31 de outubro.
Os professores das 14 escolas da 12ª USE, localizadas no distrito de Icoaraci, também realizaram aulões preparatórios para o Enem. A Escola Estadual de Ensino Médio Avertano Rocha foi a primeira a organizar os eventos, que envolveram professores da Seduc e de escolas particulares - todos empenhados em ampliar o conhecimento dos estudantes concluintes do Ensino Médio. A Escola Marta Conceição, na ilha de Cotijuba, que também faz parte 12ª USE, foi outra a receber o projeto.
Os alunos da Escola Estadual Antônio Moreira, no conjunto Paraíso dos Pássaros, em Val-de-Cans, também tiveram aulões aos sábados, no mês de outubro, de disciplinas como Matemática e Física.
Em Santarém, a Escola Tecnológica iniciou em setembro um curso preparatório para o Enem, atendendo duas turmas com 30 alunos cada, com professores da própria escola.
No município de Ipixuna do Pará, a Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Agnes Vincquier também realizou aulões de reforço para os alunos do Ensino Médio que vão prestar o Exame Nacional. Foram, ao todo, cinco finais de semana com aulões de diversas disciplinas.
Propaz e Seduc somam esforços
Além das iniciativas nas USEs e UREs, a Seduc manteve, neste ano, a parceria com a Fundação Pro Paz na promoção de aulões de reforço para alunos de todo o estado. Aberto a estudantes de escolas públicas e particulares, o Pro Paz Enem se destinou a quem já concluiu o Ensino Médio e desejava fazer as provas do Enem. A Seduc participou com a maioria dos professores e contribuiu com a elaboração do material pedagógico.
Os aulões do Pro Paz Enem aconteceram nos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Santarém, Paragominas, Parauapebas, Marabá, Breves, Soure, Abaetetuba, Bragança e Moju.
Neste último final de semana antes da primeira prova do Enem, a Caravana Pro Paz Enem esteve, no sábado (28), em Viseu, Moju e Curuçá e, no domingo (29), em Belém, com aulão para quase 800 pessoas.
Simulados online do Enem no site da Seduc
A Seduc também ofereceu aos estudantes que farão o Enem testes on-line elaborados por uma equipe de professores da própria Seduc, disponíveis no site da Secretaria. As provas foram organizadas conforme a estrutura definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), para o Enem 2017, exceto a Redação.
Já na página da Secretaria no Facebook (facebook.com/seducpara) foram publicadas dicas, gravadas por professores da própria Seduc; além de lembretes sobre os conteúdos das provas e cuidados com a alimentação nos dias do teste.
Reparos nas escolas que serão locais de prova
Além do esforço pedagógico, a Seduc também empreende, desde o dia 27 de outubro, um mutirão da equipe da Diretoria de Recursos Diretoria de Recursos Técnicos e Imobiliários (DRTI), vinculada à SALE. Estão sendo feitos reparos e ajustes das instalações nas 265 escolas que serão pontos de prova em todo o estado. Dessas, 62 ficam em Belém e 23 em Ananindeua. O trabalho está sendo realizado, sobretudo, nas redes elétricas, iluminação, banheiros e ventiladores. Nos dois domingos de Enem, a DRTI manterá equipes de plantão para o atendimento de eventuais problemas nos locais de prova.