Sedap convida batedores de açaí e o público em geral para o II Sigema
Seminário Internacional de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 no Boulevard da Gastronomia
Os batedores artesanais de açaí e o público em geral foram convidados pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) para participar do II Seminário Internacional de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas (II Sigema). O evento ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 no Boulevard da Gastronomia. O convite foi feito durante o Festival Açaí Pará, no Hangar.
Conforme a coordenadora do Fórum de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas, engenheira agrônoma, Márcia Tagore, que deu um panorama sobre a temática, o açaí tem grande potencialidade para conseguir a aprovação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é responsável pela concessão de IG , e por isso terá destaque no evento.
A Associação dos Produtores de Açaí da Amazônia (Amaçaí) demonstrou interesse em estar à frente do processo de Indicação Geográfica do Açaí do Pará junto a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
No mês passado uma comissão foi recebida pelo secretário titular da Sedap, Giovanni Queiroz, para expor a questão.
“Nossa fala aqui foi para sensibilizar a população de modo geral, para conhecer o que é Indicação Geográfica e Marcas Coletivas e chamar para o grande evento, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de junho, que é o Sigema. E dizer da importância da Sedap ter abraçado a questão do programa estadual, e também do governador ter sancionado a Lei que cria este programa”, destacou.
Ela ressaltou, ainda, que o Pará tem um potencial muito grande na sua sociobiodiversidade com produtos genuinamente do estado, como é o caso do açaí.
Serviço: O II Sigema - Seminário Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Estado do Pará, acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho nos espaços do Sesc Ver o Peso e Boulevard da Gastronomia, em Belém.