Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTIVAL INTERNACIONAL

Chocolat Xingu deve bater novo recorde de público este ano

O evento, que será realizado em junho, foi lançado na última terça-feira (14) e contou com a participação de representantes do Governo do Estado, por meio da Sedap

Por Rose Barbosa (SEDAP)
15/05/2024 14h28

O município de Altamira, na Região de Integração do Xingu, será sede, de 13 a 16 do próximo mês, do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau - o Chocolat Xingu. Durante os últimos dois anos de realização da programação, a cidade bateu todos os recordes de público,  consagrando-se como o festival no Brasil que registrou a maior quantidade de visitantes. Somente em 2023, cerca de 120 mil pessoas prestigiaram o evento. A organização do festival   acredita que 2024 será mais um ano de visitação em massa no Centro de Eventos de Altamira, local de realização do festival.

O lançamento oficial da programação ocorreu nesta terça-feira (14) e contou com a participação de representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O evento tem aporte financeiro do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).  

De acordo com a engenheira agrônoma do Programa de Desenvolvimento da Cacauicultura no Pará (Procacau), Dulcimar Melo, que representou a Sedap, a finalidade da programação é promover o desenvolvimento da cacauicultura do Estado por meio da realização de palestras , comercialização, rodada de negócios, entre outras atividades.  

O Chocolat Xingu, como observou a servidora da Sedap, reúne os municípios produtores de cacau e chocolate da região que mais produz cacau no Brasil. É dos municípios localizados às margens da BR-230 - mais conhecida como região da Transamazônica, que está localizado o eixo produtor de cacau do Pará: Medicilândia (conhecida como a "Capital do Cacau"), Uruará, Novo Repartimento e Brasil Novo. 

 

Integração- O festival objetiva, também, fazer a integração, o repasse de conhecimento e a troca de experiências entre o produtor da região com os de outros locais do Brasil e do exterior. "Teremos na programação estandes de produtores, instituições ligadas à cadeia produtiva, participação de convidados de outros Estados e até de outros países que podem colaborar com a troca de conhecimento com o produtor local; o objetivo de todo esse intercâmbio é aumentar cada vez mais a qualidade do cacau produzido nesta região, que é detentora de premiações nacional e internacional", enfatizou Dulcimar Melo. 

De acordo com a Prefeitura de Altamira, o festival, além de proporcionar melhorias à produção local, estimula um ganho econômico ao município. Ano passado, por exemplo, foram cerca de R$ 15 milhões injetados na economia, proporcionados pelo turismo, rede hoteleira, restaurantes, entre outros estabelecimentos.

Serviço: O Chocolate Xingu será realizado no Centro de Eventos Vilmar Soares, no Bairro Sudam I, Av. Jader Barbalho, nos dias 13, 14, 15 e 16 de junho de 2024