Segup participa de ação conjunta de proteção à criança e ao adolescente
A ação disponibilizará uma série de serviços à população, como emissão de documentos, orientação jurídica e atividades lúdicas
Divulgação canais de denúnciaEm alusão ao "Maio Laranja", mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) está organizando, para este sábado, 18, uma ação conjunta em Outeiro, Distrito de Belém. A ação disponibilizará uma série de serviços para a população, tais como emissão de documentos, orientação jurídica e atividades lúdicas de sensibilização sobre o tema.
A programação é organizada pela Segup, por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA), que vai acontecer na Escola Municipal Pedro Demo e no pistão da praia do Amor. Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Unama estarão presentes com atendimentos médicos e também, será realizada escutas especializadas por meio da Polícia Civil e Fundação Parapaz.
A Secretaria de Segurança contará com agentes da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) que vão divulgação material relacionado, orientação aos adultos, adolescentes e crianças sobre a problemática, além da promoção dos canais de denúncia como o 181 e a Iara, ambos do Disque-Denúncia.
Tenente-coronel Marcus Vinicius de Castro AlvesOs servidores também vão realizar uma espécie de "blitz" nas ruas, bares e restaurantes, abordando o assunto da exploração sexual infanto-juvenil e como combatê-la. O objetivo é oferecer informações à população, conscientizando sobre as formas de enfrentamento, explicou o diretor da DPS, tenente-coronel Castro Alves.
"O enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é de extrema importância, devido às consequências devastadoras que esses crimes têm sobre a vida desses jovens. Combater essa prática é essencial para proteger os direitos, o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. É uma responsabilidade coletiva enfrentar esse problema, promover a conscientização e a educação, responsabilizar os agressores e criar um ambiente seguro e protetor para as crianças e adolescentes crescerem", destacou.
Divulgação canais de denúnciaAlém disso, a população contará com emissão de RG, atendimento psicossocial, apoio técnico sobre os serviços de assistência social, apresentação teatral com fantoches, rapel, atendimentos pediátricos, ginecológicos, avaliação nutricional, orientação bucal, testes rápidos, entre outros serviços.
Serviço:
Dia: 18 de maio
Horário: 8h às 13h
Local: Distrito de Outeiro – Pistão da Praia do Amor e Escola Municipal Pedro Demo, localizada na rua do estacionamento da praia do Amor, entre as ruas Ipanema e avenida Atlântica.