Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Poli Metropolitana atinge quase 100% em pontuação de certificação nacional

Nota de 97,53% conceitua o serviço nos processos da unidade hospitalar em Belém avaliada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Por Ascom (Ascom)
14/05/2024 11h39

A dona de casa Benedita Gonzaga, de 39 anos, é a acompanhante exclusiva do pai durante os tratamentos de saúde dele. Ela conta que já visitou diversas unidades públicas e privadas, mas uma, em especial, está no topo de sua preferência: a Policlínica Metropolitana do Pará. “Há 6 anos, meu pai teve um infarto, de lá para cá, seu Antônio, já com 72 anos, faz periodicamente, consultas e exames. E eu nunca vi uma clínica como a Poli no SUS. Tudo organizado, as pessoas atenciosas, os médicos qualificados”, avalia a acompanhante.

Situada em um dos principais corredores da capital paraense, Belém, na avenida Almirante Barroso, a Central Diagnóstica é conceituada como a única unidade ambulatorial do Norte do Brasil, com a acreditação ONA 1, que chancela a qualidade e segurança do paciente durante a assistência prestada. Mas a garantia vai além: nos processos avaliados, a unidade alcançou uma pontuação histórica: 97,53%.

Avaliação 

Foram avaliados os processos de Prevenção, Controle de Infecção e Biossegurança; Manutenção; Gestão de Tecnologia; Métodos Endoscópicos e Videoscópicos; Gestão de Pessoas; Assistência farmacêutica e Atendimento Ambulatorial e Liderança Organizacional que atingiram mais de 91% da média estabelecida.

Mais da metade dos processos avaliados, receberam os impressionantes 100%, como Análise Clínica; Diagnóstico por imagem; Anatomia Patológica e Citopatologia; Engenharia Clínica; Gestão de Comunicação; Gestão Administrativa e Financeira; Gestão de Qualidade e Segurança; Gestão de Suprimentos e Logística; Gestão de Acesso ao cuidado; Métodos Diagnósticos e Terapêuticos Especializados, Processamentos em produtos de saúde e o Serviço de Higiene e limpeza.

O que significa Acreditação?   

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. A instituição avalia, in loco, as unidades de saúde no Brasil que se submetem a adotar práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

“No setor de saúde, quando falamos em acreditação, estamos falando, em um contexto mais amplo, de uma instituição que oferece à população um serviço de qualidade tanto na gestão da assistência, como na gestão administrativa e financeira, que no caso de instituições públicas é de critério indispensável, já que são usados recursos dos cofres públicos para a manutenção do serviço. A Poli Metropolitana é uma unidade que traz orgulho ao Governo do Pará, por congregar excelência em todos os processos que o mantém”, parabenizou Ivete Vaz, titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).

Entregue à população em 13 de janeiro de 2020, pelo Governo do Pará, a Poli Metropolitana tem a gerência do Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA). “Receber uma pontuação de quase 100% nos processos avaliados na acreditação, é, sem dúvida, um motivo de orgulho e sinal de dever sendo cumprido. Trabalhar na saúde é desafiador, e nunca é um trabalho concluído. Sempre há o que fazer para melhorar e, sobretudo, contribuir com as pessoas assistidas pelo SUS”, observou Manuel Moreira, presidente da Organização Social.

Homenagens

Para homenagear os colaboradores e terceirizados que atuam na Poli Metropolitana, a unidade preparou um momento de agradecimento. “Após a homologação da acreditação ONA 1, entregamos certificados a todos que nos ajudaram nessa caminhada. Mas, ainda há muito a ser feito. E por isso, juntos, não medimos esforços para levar aos paraenses um atendimento de qualidade e excelência”, disse o diretor executivo da Poli Metropolitana, Anderson Albuquerque.

Para a gerente de Qualidade Institucional, Paula Narjara, a acreditação é um marco não apenas para a unidade, mas também para o Estado do Pará. “Somos a primeira unidade do Norte do Brasil na Rede Pública a conquistar essa acreditação, e já estamos trabalhando para que as próximas, nível 2 e 3 tenham as mesmas características que a primeira”, celebrou a gestora.