Hemopa finaliza campanha alusiva ao Dia das Mães e deve beneficiar cerca de 2 mil pacientes
Dia D da campanha foi no sábado (11) na sede, em Belém, e nas unidades regionais
A campanha de doação de sangue, comemorativa do Dia das Mães, da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) fechou o balanço de doações com um total de 469 bolsas, as quais beneficiarão 1.876 mil pacientes em toda a rede de saúde do Pará.
O Hemocentro coordenador em Belém, por meio das campanhas de doação alusivas ao Dia das Mães, em conjunto com as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole, finalizou os dois dias de campanha (10 e 11) com 207 bolsas dos 263 comparecimentos registrados.
A sede, assim como as demais unidades da hemorrede, realizou uma programação especial no sábado, 11, com atividades como serviços de beleza facial, maquiagem e sessão de massotorepia, promovido pelo Senac, além apresentações musicais da escola de música Magia das Cordas e um café da manhã solidário realizado Instituto Áster.
Já os Hemocentros Regionais de Santarém e Altamira, fecharam seu levantamento com 70 coletas e 86 comparecimentos. Enquanto isso, a unidade do Hemopa em Marabá, com apoio das caravanas “Conectados com a Vida” do Município de São Domingos do Araguaia e a campanha interna do Grupo Vida, concluiu suas ações de captação com um total de 75 doações e 82 comparecimentos registrados.
As unidades de Tucuruí e Capanema fecharam suas atividades de captação com 117 doadores aptos e 129 candidatos. Ana Maria Fontes é doadora de sangue e durante a campanha alusiva ao Dia das Mães resolveu realizar sua doação em nome da solidariedade e o amor materno. “Eu já doei, já fiz a minha parte, agora venha e faça a sua! As pessoas estão aguardando a sua doação. Gostaria de agradecer ao Hemopa e seus atendentes, minha doação foi excelente, então venha ser um doador de sangue”, incentiva a doadora que desejou um “feliz dia das mãe”, durante a doação de sangue e após esse momento recebeu homenagens pela data e pelo gesto solidário.
Para doar sangue é necessário:
– Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, carteira de habilitação nacional, carteira de trabalho, passaporte e alguns documentos digitais oficiais também são aceitos);
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de 10 dias após a cura.
Texto: Beatriz Silva (estagiária) – Ascom/Hemopa