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INTERCÂMBIO CULTURAL

Alunos da rede pública estadual visitam reserva indígena Parakanã em Novo Repartimento

A programação permitiu a interação dos estudantes com crianças e jovens indígenas, por meio de conversas, brincadeiras e até uma partida de futebol

Por Governo do Pará (SECOM)
13/05/2024 16h19

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Papa Paulo VI, localizada no município de Novo Repartimento, na Região de Integração Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, visitaram a reserva indígena dos Parakanã, onde conheceram a história local e trocaram conhecimentos com a comunidade indígena, como parte de um projeto de intercâmbio cultural. 

"A reserva dos Parakanã é de extrema importância para os indígenas da região, pois as construções da Rodovia Transamazônica (BR-230) e da Usina Hidrelétrica de Tucuruí impactaram diretamente essa população, resultando assim na criação da reserva", explicou a professora Isabel Pauxis.

Alunos na reserva Parakanã: conhecimento e valorização da cultura dos povos indígenasA visita, proporcionada pelo projeto do professor Matusalém Brito, fez os estudantes interagissem com crianças e jovens indígenas, aprendendo mais sobre as tradições e os costumes locais. Por meio de conversas, brincadeiras e atividades recreativas, foi possível estabelecer uma troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes e os indígenas.

Um dos momentos marcantes da visita foi o jogo de futebol. "O esporte, tão popular no Brasil, serviu como uma linguagem universal, que aproximou ainda mais as duas comunidades. Os alunos e os indígenas se uniram em busca de diversão e integração", relatou a professora.

De acordo com Isabel Pauxis, a experiência promoveu aos estudantes uma reflexão sobre a importância do respeito à diversidade cultural e ao modo de vida dos povos indígenas. "Os estudantes puderam aprender que a história do município de Novo Repartimento está intrinsecamente ligada à presença e às lutas dos Parakanã, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes, despertando a valorização das raízes culturais e a compreensão da pluralidade étnica do País", reforçou.

Texto: Igor Oliveira, sob supervisão de Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc