Regional dos Caetés beneficia 300 pacientes com campanha de doação de sangue
Em Capanema, a iniciativa do Hospital contou com a parceria da Fundação Hemopa Centro de Hemoterapia e Hematologia
A campanha de doação de sangue realizada pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), no sábado (11), em parceria com a Fundação Hemopa Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), por meio de seu Hemonúcleo de Capanema, contou com a participação de 85 voluntários e 77 bolsas de sangue coletadas, que devem beneficiar 308 pacientes internados na rede hospitalar estadual.
O evento nas instalações do Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés contou com o voluntariado de familiares de usuários, colaboradores, caravanas de Capitão Poço e Traquateua e outras comunidades locais da região.
A mobilização teve um clima de altruísmo e humanização com música ambiente e serviços de massagem oferecidos aos voluntários. Além da participação da população local, o evento recebeu caravanas provenientes de outros municípios. Com a superação da meta de coleta de sangue de 80 e fechou em 85 doações de sangue, a assistente social do Hemonúcleo, Luiza Helena, pontuou a importância desse tipo de mobilização solidária.
“A estratégia tem a finalidade de aumentar o estoque do banco de sangue da Região Caetés e, com a parceria do Regional do Caetés e do Natea, para receber os doadores dos municípios de Capitão Poço e Tracuateua, demonstra a força da união de esforços para contribuir com a manutenção do estoque de sangue do Hemopa Capanema e salvar vidas. Obrigada ao voluntariado que compareceu em nossa ação”.
Doador voluntário, José Waldesir Madeira destaca a importância do ato solidário para salvar vidasJosé Waldesir Madeira, 48 anos, que veio na caravana do município de Traquateua , destacou a importância da iniciativa que salva vidas. “Muito importante o ato da doação de sangue. Sou doador há mais de dez anos praticando este gesto de humanidade com o próximo. Doe sangue e salve vidas”. Sem esconder a satisfação pelo saldo da campanha de doação de sangue, realizada no final de semana, o gerente Administrativo e Financeiro do Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), Juliano Botero, agradeceu a todos os voluntários que compareceram na mobilização em favor da vida.
“Quero parabenizar cada voluntário que reservou um pouco do seu tempo para doar sangue e salvar vidas, em demonstração de amor ao próximo. Agradeço também a parceria com o Hemopa Capanema, que vai atender mais de 300 pacientes que necessitam de sangue para sobreviver ou melhorar sua qualidade de vida. Obrigado”.
Hemonúcleo de Capanema Rod. BR-308, KM-0, s/n – São Cristóvão. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h30. Contato: (91) 3411-1892 / 98568-3339 (WhatzApp). Mais informações pelo 08002808118 e http://www.hemopa.pa.gov.br/site/
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Está localizada na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC