Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

BID e Codec encerram treinamento sobre investimento e comércio exterior

No último do evento houve abordagem de marketing para sites e apresentação de material institucional para investidores

Por Governo do Pará (SECOM)
11/05/2024 18h46

“Nós tivemos a oportunidade de interagir entre participantes que trazem experiências e visões de vários órgãos estaduais por uma semana. Fizemos várias dinâmicas em relação à atração de investimentos para o Estado, e acredito que esse é um dos primeiros caminhos para nós percorrermos em busca de um cenário com muita produtividade econômica aqui na nossa região”, avaliou Gena Mesquita, técnica em Gestão Pública da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), sobre o treinamento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). O evento ocorreu no período de 06 a 10 de maio (segunda a sexta-feira), e enfatizou a aceleração de investimentos e a promoção do comércio exterior no Estado.

O último dia de capacitação promoveu discussões sobre abordagem de marketing para sites e apresentação de material institucional para investidores. Os participantes desenvolveram uma proposta de site para apresentar o potencial mercadológico do Pará, e receberam informações do professor e instrutor do curso, Xavier Casademunt, sobre como aprimorar essas ações de marketing.Instrutor Xavier Casademunt: motivação do setor privado e dos órgãos estaduais

Segundo o professor, a capacitação não se restringe apenas à abordagem teórica. “O treinamento tem sido totalmente prático. Todas as conclusões podem ser aplicadas imediatamente para conseguir melhorar os resultados. Todo mundo tem estado extremamente alinhado e empenhado em colocar o seu melhor nas reflexões, nos exercícios e tudo mais”, disse Xavier Casademunt.

Sobre o workshop, o professor disse que “minha avaliação é extremamente positiva por causa do engajamento e da motivação, e o foco de todos os participantes que são provenientes do setor privado e de múltiplos órgãos estaduais. O que mais valorizo desse treinamento nesses cinco dias tem sido a construção conjunta levada para uma conclusão única, porque todos têm estado completamente alinhados, e isso ajuda a incrementar as potencialidades em termos de tipos de investimento internacional e a atrair canais, e essa nova estratégia clara de quantos investimentos queremos no Estado, quais setores estratégicos, canais e investidores procurar, e isso vai refletir em resultados muito fortes e positivos no futuro”.

Atendimento de demandas - O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará, Lutfala Bitar, agradeceu a parceria entre o BID e a Codec, e avaliou o curso como extremamente necessário. “É de extrema importância que o Pará esteja capacitado para atender demandas do comércio e exterior e, sobretudo, em busca de atração de investimentos. Certamente, todos saíram muito satisfeitos com a apresentação do BID”, acrescentou Lutfala Bitar.

A programação também contou com representantes de diversas instituições públicas e privadas, como Semas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, Banco do Estado do Pará (Banpará) e Banco da Amazônia (Basa).

O Banco Interamericano de Desenvolvimento é uma organização financeira internacional, com sede em Washington, nos Estados Unidos. Foi criado em 1959, com o propósito de financiar projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional, e promover a integração comercial regional na área da América Latina e do Caribe.

Texto: Thaline Trindade, com supervisão de Tarcya Amorim - Ascom/Codec