Hospital Regional do Marajó investe em ação de humanização para usuários
Equipe do Centro de Hemodiálise comemorou aniversário de paciente como exemplo de ação que fortalece os laços entre profissionais e assistidos
O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, na Ilha do Marajó, promoveu um momento especial para um de seus pacientes, que fez 59 anos de idade. A ação de humanização foi realizada pela equipe do Centro de Hemodiálise da unidade hospitalar, na busca do fortalecimento do vínculo social entre os pacientes e a equipe de saúde, e, também, para contribuir com o bem-estar emocional dos usuários, durante o tratamento.
O aniversariante é o usuário Benedito Alves Balieiro, que recebeu a visita da equipe para comemorar o dia do aniversário dele, com parabém e bolo, o que o deixou alegre. “A última vez que eu celebrei aniversário foi aos 35 anos e hoje estou com 59, se Deus quiser eu vou melhorar de saúde e vamos poder comemorar o de 60", destacou Benedito.
"O bolo que foi feito no hospital estava bem gostoso. Muito obrigado, que Deus ilumine e abençoe os profissionais do HRPM. Todos cuidam muito bem de nós. Só Deus mesmo pode pagar! Tudo o que vocês fazem é com alegria, com amor. Eu vejo a equipe de Enfermagem sempre feliz”, acrescentou o aniversariante, que já está aposentado.
Joseane Correa, responsáve técnica (RT) pelo Setor de Hemodiálise, comenta que celebrar o aniversário do paciente, durante seu tratamento, é uma forma de mostrar cuidado e atenção individualizada, em um momento desafiador.
“Essas celebrações humanizam o ambiente hospitalar, transformando-o em um espaço mais acolhedor e menos intimidante, onde os pacientes se sentem valorizados como pessoas, além de seus tratamentos. Momentos de alegria e celebração contribuem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, proporcionando-lhes conforto e esperança durante o procedimento que está sendo realizado”, pontuou a gestora.
Serviço:
O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Texto de Pedro Amorim