Obras do novo Hospital Regional Público do Leste avançam em Paragominas
Nova unidade terá capacidade para 158 leitos e vai possibilitar que o atual Hospital Regional atue como reforço do sistema de saúde da rede municipal
Com cerca de 15% das obras finalizadas, a construção do novo Hospital Regional Público do Leste (HRPL), no município de Paragominas, registra avanços. Estimada em torno de R$ 216 milhões de recursos estaduais, a unidade garantirá atendimento em saúde de qualidade à população de nove municípios do sudeste do Pará: Paragominas, Dom Eliseu, Ulianópolis, Ipixuna do Pará, Aurora do Pará, Mãe do Rio, Irituia, São Miguel do Guamá e Santa Maria do Pará.
“O novo Hospital Regional do Leste contribuirá para que a população não precise fazer grandes deslocamentos para receber atendimento de qualidade. Em uma estrutura segura, com equipamentos de primeira, a unidade hospitalar será mais um ganho para moradores da região do sudeste do Estado, e contará com serviço de hemodiálise, centro obstétrico, clínica médica e cirúrgica, além de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) adulto, pediátrico e neonatal, laboratório de análises clínicas e outros serviços essenciais”, ressalta Ivete Vaz, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que, em parceria com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), desenvolve o projeto.
O secretário da Seop, Ruy Cabral, ressalta a importância do novo hospital, que terá capacidade para 158 leitos e vai possibilitar que o atual Hospital Regional se transforme em uma unidade hospitalar da rede municipal. Ele ressalta que a obra está dentro do cronograma, com o seu fim previsto para o segundo semestre de 2025.
“Esse importante instrumento da área de saúde vai atender as necessidades da população, com as suas diversas especialidades, suprindo demandas que hoje são deficitárias. Estamos adaptando o Bloco 1, já existente, para atendimento às normas hospitalares. iremos construir o segundo bloco e deixar pronta a fundação do terceiro bloco. Nessa fase, estaremos entregando à sociedade 158 leitos, utilizados dentro das mais diversas especialidades”, explica Ruy Cabral, titular da Seop.
MAIS ATENDIMENTOS - A diretora Geral do Regional de Paragominas, Gilvânia Oliveira, frisa o significativo aumento da capacidade de atendimento que a nova estrutura proporcionará para a região. “O novo espaço trará mais leitos, mais salas de cirurgia e outros recursos médicos, permitindo que mais pessoas recebam tratamento quando necessário. Além disso, representa um estímulo à economia local, porque a construção e operação de um novo hospital pode gerar empregos e estimular o crescimento econômico na região, beneficiando a comunidade como um todo”, reforça.
O agricultor Valdeci Galdino, 57 anos, paciente do atual Regional de Paragominas, pontua que a expectativa para a entrega da nova unidade já é grande. “Espero que o novo hospital tenha uma boa administração e que os pacientes sejam bem atendidos, como acontece aqui, e que abram mais leitos e oportunidades para pacientes de outros municípios, como para mim, que sou de outra cidade”, diz.
ESTRUTURA - O novo hospital vai funcionar na área onde ficava o Hotel Regente, no Bairro Promissão I. Além do prédio, também foi adquirido o terreno no qual está a estrutura física, possibilitando a ampliação da unidade e consequente aumento do número de leitos, em caso de necessidade no futuro.