Comitiva do Rio de Janeiro conhece no Pará modelo de gestão de áreas econômicas incentivadas
Gestores da Codec apresentaram os distritos industriais, condomínio industrial, Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e políticas de incentivos fiscais
Uma comitiva do Rio de Janeiro foi recebida nesta quarta-feira (8) por gestores da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) para um intercâmbio sobre gestão de áreas econômicas incentivadas. No encontro, foram apresentados os modelos de gestão de desenvolvimento econômico, como os distritos industriais, condomínio industrial, Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e políticas de incentivos fiscais voltadas para atração de investimentos ao Estado do Pará.
“Viemos conhecer essa história de sucesso, em área incentivada, os desafios que foram implementados e tentar levar esse modelo adaptado para a nossa necessidade regional, que com certeza tem grande diferença do Pará. Ficamos muito impressionados, nessa primeira apresentação, com o porte desses condomínios, dessas zonas especiais de desenvolvimento, zonas incentivadas. Vamos ter que trabalhar juntos aqui para tentar entender qual modelo que se adaptaria ou que seria mais próximo da nossa realidade”, disse Arivaldo Mattos, diretor da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul Fluminense, um dos participantes do encontro, na sede da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará.
O encontro contou com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Rio de Janeiro, da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), do setor produtivo e prefeituras fluminenses.
Geração de negócios - O intercâmbio entre Pará e Rio de Janeiro foi intermediado pelo Sebrae/RJ, Sebrae/PA e membros da ADR, com o objetivo de levar a lideranças e prefeituras da Região do Médio Paraíba, no Estado do Rio de Janeiro, conhecimento sobre uma prática estruturada de implementação de áreas industriais, para o fomento da geração de negócios e promoção de desenvolvimento territorial.
Atualmente, a Codec administra quatro Distritos Industriais (DI) no Pará, localizados em Belém (Icoaraci), Ananindeua, Barcarena e Marabá, estruturados por zonas econômicas, para melhor atender às características econômicas, culturais e sociais do território onde estão localizados.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará, Lutfala Bitar, definiu a visita como uma excelente troca de experiências, e ressaltou a importância de ver que o trabalho desenvolvido no Pará está sendo reconhecido no âmbito da gestão de áreas incentivadas.
“Para que consigamos desenvolver o nosso setor industrial buscamos sempre um planejamento estratégico e ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios para a atração de empreendimentos ao nosso território. Atuamos sempre no sentido de ampliar essa oferta de áreas econômicas incentivadas, estruturadas e prontas para receber novos empreendimentos econômicos, trazendo cada vez mais desenvolvimento econômico e, consequentemente, mais emprego e renda. Sermos escolhidos como referência nesse assunto é de extrema valorização para o nosso trabalho”, ressaltou Lutfala Bitar.
Programação da comitiva:
Dia 09/05 - quinta-feira - Visita a empresas e ao Distrito Industrial de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.
Dia 10/05 - sexta-feira - Visita a empresas e ao Distrito Industrial de Belém, em Icoaraci.