Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Com homenagens e cuidado humanizado, Santa Casa celebra o 'Dia das Mães'

Programação oferece cuidados de relaxamento e beleza que proporcionam conforto e alegria para gestantes em acompanhamento na Casa da Gestante

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
08/05/2024 15h07

A fisioterapeuta Karina Silva também ofereceu cuidados voluntáriosYasmim Matos vivencia uma gravidez de risco e está na Santa Casa à espera de seu quarto filho. Precisou deixar os três mais velhos no Marajó para garantir que o caçula, ainda na barriga, venha ao mundo com saúde.

“Eu tô triste, porque é a primeira vez que eu vou passar o Dia Das Mães longe dos meus filhos, mas estou aqui pelo meu filho, que estou esperando também. Estou aqui porque eu preciso e porque ele precisa de mim”, afirma a grávida.

Ela e outras mães, internadas ou acompanhando filhos em tratamento, participam de uma programação organizada pela Santa Casa com o apoio de voluntários, que tem o objetivo de oferecer cuidados de relaxamento e beleza, que proporcionem conforto e alegria para gestantes em acompanhamento na Casa da Gestante e para mães das crianças em tratamento na terapia renal substitutiva do hospital, como explica a terapeuta ocupacional Daniela Coutinho.

“Esse tipo de atividade visa, principalmente, a humanização do serviço. Melhorar a adesão dessas mães ao tratamento e oferecer a elas um momento de descontração, um momento de melhorar a autoestima, já que muitas vezes elas não têm tempo. As mães das crianças que fazem hemodiálise, por exemplo, estão ali, diariamente, cuidando de seus filhos e muitas vezes não têm tempo para se cuidar. E aqui na casa da gestante, a gente também observa que as grávidas de risco, também deixam de se cuidar, em função dessa gravidez que traz uma série de consequências emocionais”, detalha a terapeuta.

Rose Brabo foi voluntária maquiando as mãesA programação acontece nesta quarta (08), e quinta-feira (09), na Casa da Gestante da Santa Casa. Entre os cuidados oferecidos estão a massagem, limpeza de pele, maquiagem e atividades como oficinas, palestras, sessão de fotos, sorteio de brindes e uma apresentação da cantora Duda Dantas.

Na sexta-feira, dia 10, será a vez das mães de pacientes internados na pediatria receberem homenagens, com um chá da tarde, organizado pela equipe e voluntários.

Humanização

Além das programações que homenageiam as mães, outras ações desenvolvidas na Santa Casa visam garantir a saúde e o bem-estar das gestantes por meio do acolhimento, orientação e atendimento humanizado. É o caso da pintura de barriga, que materializa para a gestante a imagem do bebê que continua no ventre, fortalecendo o elo entre mãe e filho antes mesmo do nascimento.

Na casa da gestante, a pintura da barriga dá forma e cor aos bebês que ainda vão nascerOutra ação, que visa estimular o autocuidado das grávidas, é a orientação sobre a saúde bucal, que vem sendo realizada nos espaços de assistência às gestantes.