Fundação Hemopa registra aumento de 15% nas doações de sangue no mês de abril
Dados foram divulgados nesta quarta-feira (8) e a análise compara o mês de abril deste ano com o de 2023
Um levantamento realizado pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) aponta que houve um aumento de 15% nas doações de sangue, no comparativo de abril de 2023 com abril de 2024. O gesto solidário é fundamental para atender pacientes que necessitam de transfusão sanguínea, que através da coleta de bolsas de hemocomponentes, recebem o atendimento feito pelo hemocentro paraense.
Na avaliação do primeiro quadrimestre de 2024, comparado ao mesmo período de 2023, houve aumento de 9% em doações de sangue.
Para o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, os investimentos em ampliação da hemorrede em todo o Estado do Pará, tem feito a diferença. “Estamos reformando, modernizando e ampliando nossos hemocentros regionais, hemonúcleos, construindo unidades novas de coleta, além de novas agências transfusionais. Tudo isso faz parte de um planejamento estratégico para garantir o acesso da população tanto à coleta de sangue, como no atendimento hemoterápico e transfusional aos pacientes que necessitam dos serviços do Hemopa”, destacou o gestor.
Outra novidade que tem contribuído com o aumento de doações de sangue são as campanhas externas em parceria com órgãos públicos, empresas privadas, instituições de ensino, entidades religiosas e, em especial, em municípios que ainda não tinham acesso a campanhas itinerantes do Hemopa.
Henrique Silveira é um dos voluntários que se tornou um doaodor frequente.
"Sempre vim doar sangue, é muito importante porque ajuda a salvar vidas”, disse o voluntário que já completou 90 doações realizadas.
A estudante de Portel, Karina Bezerra, 27 anos, precisa de transfusões sanguíneas e medicações como parte do seu tratamento. "O sangue de outras pessoas representa a minha oportunidade de seguir meus sonhos, de viver e de conquistar tudo o que desejo. Então, todo o processo de vigilância do Hemopa, para garantir a maior qualidade possível do sangue até chegar a quem precisa, é fundamental. É todo um trabalho feito por trás que a gente não vê, mas que é essencial”, conclui a paciente.
Para doar sangue é necessário:
- Apresentar um documento de identidade oficial com foto (ex.: RG, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e passaporte). Alguns documentos digitais oficiais também são aceitos;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h horas antes da doação;
- Manter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas,
- Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de 10 dias após a cura.